segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"ÁGUA É VIDA"

.
. 

No âmbito do Projeto Agenda 21 Escolar, este ano, a nossa escola decidiu participar no tema "Água é Vida", procurando principalmente consciencializar as crianças para a utilização moderada da Água, um dos recursos do planeta que por ser escasso torna  urgente a adoção de medidas que contribuam para a sua preservação.
Neste sentido, hoje deslocou-se à nossa escola a Susana Nascimento, técnica do Gabinete Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Fundão, para levar a cabo a primeira ação de sensibilização sobre o desenvolvimento de atitudes de cuidado com a Água.
Os alunos do 1.º e do 3.º anos (a sessão para as turmas do 2.º e 4.º anos decorrerá na próxima quarta-feira) refletiram entusiasticamente sobre situações do dia a dia relacionadas com a utilização da água.
E, como poupar água? Uma questão à qual os nossos alunos  até souberam dar alguma resposta. E na prática? É essa aprendizagem ativa que se pretende incutir. Pequenos gestos, pequenas mudanças  de atitude na escola, em casa, são medidas essenciais para o melhoramento da racionalização da Água nos diversos espaços do ambiente que nos rodeia.
Nesta perspetiva das preocupações ambientais, a escola tem um papel preponderante na formação de cidadãos proativos. É nesse sentido que estas ações de sensibilização se revelam pertinentes, pois proporcionam a aquisição de conhecimentos, valores e atitudes.
Como diz o provérbio "No poupar é que está o ganho".
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida que as ações de sensibilização são importantes, eles retêm a informação. E aplicam em casa: "mãe fecha a torneira enquanto lavas os dentes" e por aí fora.
Uma sugestão: façam uma ação sobre a poupança da eletricidade, noto que aí não são tão zelosos. E faz tanta falta!! às vezes a casa parece uma central elétrica. E podemos repetir vezes sem conta "apaga a luz", parece que não surte efeito. Talvez com a vossa ajuda possamos sensibilizá-los mais e poupar na fatura da eletricidade.
Obrigada.
Teresa Godinho Nogueira

Anónimo disse...

Estavam muito atenciosos



BEATRIZ NISA