sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PROBLEMA DA SEMANA - II

.
Tal como o prometido, cá está mais um Problema da Semana.
Se quiser participar, é só resolver o problema e colocar o resultado na caixa de comentários. Por vontade dos alunos, os participantes exteriores à escola também passam a ter direito a um chocolate. Portanto, se quiser participar e for o primeiro a responder correctamente, passe pela escola na próxima segunda-feira e adoce um pouco o seu dia.
Boa sorte!
..
O CARANGUEJO SEBASTIÃO
.
O caranguejo Sebastião decidiu ir até à praia.
Ele estava no mar a 200 metros da praia. Em cada dia andava 40 metros, mas à noite, enquanto descansava, a maré arrastava-o 20 metros para trás.
Ao fim de quantos dias consegue ele chegar à praia?
.
.

29 comentários:

Anónimo disse...

ola,
O caranguejo demora 10 dias a chegar a praia.
Claudia Mesquita

Anónimo disse...

olá!como diz a Cláudia tb confirmo que demora 10 dias a chegar à praia.
200 m : 20m = 10. como ela acertou primeiro (porque eu tava distraida a trabalhar :) já não ganho o chocolate... tb não posso comer coisas doces, mas fica a minha participação, ok? ah, falta dizer que dividi por 20 porque embora ele percorresse 40 como é caranguejo à noite andava para tras metade do que já tinha feito... :)

ana paula disse...

o meu nome é Ana Paula.

Anónimo disse...

Ele demorou 9 dias.
O último dia fez 4o metros


Pedro Soares

Anónimo disse...

O cranguejo demora 9 dias porque em 8 dias anda 160 metros, no nono dia anda mais 40 metros logo 160 mais 40 são 200.
Adriana Pereira

beatris e. disse...

eu acho que o caranguejo demorou 9dias porque eu fis um esquema com os dias e os metros.nos metros deu-me 200 e nos dias 9.

Micaela disse...

Demorou 9 dias porque eu fiz um esquema com ajuda da minha mãe e no último dia andou 200 metros e demorou 9 dias!!!

Micaela disse...

Demorou 9 dias porque fiz um esquema com a minha mãe contando com os que andou para traz e onde ficou depois de ir para traz e nos dias deu-me 9.Desculpem o outro comentário...enganei-me!

anapaula disse...

Sr Prof. faça lá a resolução do problema... se ele andava 40m mas a àgua o fazia recuar sempre, 20m, no nono dia tb recuou, certo? fiquei a pensar que afinal tenho que rever a minha matemática ):a.p.

AC disse...

Estou a gostar do entusiasmo das respostas. No entanto, só domingo anunciarei a resolução do enigma, assim como os vencedores. Até lá, continuem a tentar. :)
Bom fim-de-semana!

Anónimo disse...

Eu acho que o caranguejo demorou 10 dias a chegar à praia.

Laura Almeida 4º ano

Anónimo disse...

olá,aicho que o caranguejo demorou 9 dias. Porque diz um esquema.

Rui Brito

Anónimo disse...

Olá, acho que o caranguejo demorou 9 dias achegar à pria. Porque fiz um esquema.

RUI BRITO

Anónimo disse...

O caranguejo demora 10 dias a chegar á praia
Carlos António

Anónimo disse...

Eu acho que demorou 10 dias a chegar á praia.
E que lindo blog, desculpem nao por cá comentarios a algum tempo.
E a Adriana Pereira explicou tudo muito bem. A Micaela é uma desastrada por se ter enganado.

Bianca Mata Coelho

Mafalda disse...

Ola!
Se ele só anda 20 metros por dia, ao fim da noite do 8º dia ele andou 160 metros. Durante o 9º dia ele faz mais 40 e atinge a praia, uma vez que so á noite andará 20 para trás

Portanto, a resposta é 9 dias :)

a mãe confirma ;)

Ana Paula disse...

Repensando no problema cheguei á conclusao que a filhota Mafalda tem razao, o caranguejo demora 9 dias, já que só á noite é que ele é puxado 20 metros para trás

Repensei a matematica :p

Anónimo disse...

Boa Noite

O caranguejo para chegar ao destino demorou 9 dias.
- Sendo de 200:20 =10
Sabendo que recuava 20 metros dos 40 já percorridos e como no primeiro dia percorreu 40 metros, temos de subtrair 1 dia aos 10 calculados acima.
Então é só subtrair aos 10 dias , 1 dia percorrido que perfaz 9 dias.
Maria Mesquita ( com ajuda do Pai)

Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Cheguei á conclusão.1 dia ele andou 40m mas á noite enquanto descansava o mar arrastavao.Portanto quandoele recuava 20 é come se andasse tanbem 20. Se fomos a fazer as contas 8 dias andar 20m dá 160 m com os 40 dá 200.160+40=200
filipa correia

AC disse...

Olá, Filipa! Estás melhor da amigdalite? Põe-te em forma, pois segunda-feira quero ver-te na escola.
Sabes uma coisa?, creio que tens que ler um bocadinho melhor o problema. Vamos a isso?

Nuno Diogo disse...

Eu acho que o caranguejo demorou 10 dias a chegar á praia.
João Nuno.

Unknown disse...

O caranguejo demorou 9 dias a chegar à praia porque ao fim do 8º dia de caminhada tinha andado 180 metros.No início do nono dia estava a 40 metros da praia pois a corrente arrastara-o 20 metros para atrás. Como por dia fazia 40 metros ao fim do 9º dia chegou à praia.

Henrique Silva

Anónimo disse...

O CARANGUEIJO Sebastiao anda 7 dias para chegar a praia Tatiana 2ano

Anónimo disse...

senhor professor a Tatiana do segundo ano pois nos comentarios do problema do caragueijo Sebastiao 7 dias .

Anónimo disse...

o carangueijo SEBASTIAO anda 7 dias a chegar a praia.Beatriz Sofia

AC disse...

Ora bem, chegou a altura de fazermos a contabilidade do problema da semana.
Antes de mais deixem-me manifestar a minha satisfação pelo elevado número de respostas, a maioria das quais acertada. Mas vamos ao problema:

O caranguejo Sebastião avança todos os dias 40 m e recua 20 m. Na prática, ele avança 20 m todos os dias. Ao fim do oitavo dia ele avançou 160 m (8 x 20 m = 160 m) No nono dia ele começa por avançar 40 m, e já não recua porque entretanto chegou à praia (160 m + 40 m = 200 m). Ou seja, o caranguejo Sebastião demorou 9 dias a chegar à praia.
Arrumada a questão, o grande vencedor foi o Pedro Soares, pois foi o primeiro a responder correctamente.
Uma palavra de apreço para alguns pais que se meteram na contenda, embora se mostrassem um pouco precipitados na resposta. :) Paciência, pode ser que na próxima semana levem o chocolate. :) :)

ana paula disse...

Tem toda a razão sr prof; a pressa é inimiga da perfeição, mas tb sei assumir qd erro, e brinquei um pouquinho... Mas sabe, a pressa é um dos defeitos do meu signo :).À noite em reunião familiar (tres filhas e eu) e com a Ana Catarina que é a mais calma e ponderada, concordámos, pelas razões óbvias. Sabe isto é bom, porque estivémos todas a brincar e a recordar. Com as mais velhas era hábito estudarmos todas em conjunto e elas adoravam, mas a Dady não gosta!!!com as irmãs, alinha.Só por isso, foi bom.

AC disse...

Ana Paula, fico contente por isso. Sabe, um dos objectivos do problema da semana também passa por aí: pôr a família a interagir.
Até ao próximo problema!

Unknown disse...

o caranguejo demorou 9 dias a
chegar a praia.


beatriz ramos 3ºano