quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CONVERSA COM CAMÕES

. .
No outro dia fui ao supermercado e encontrei lá o senhor Luís de Camões. Então perguntei-lhe:
- Senhor Luís de Camões, o que está aqui a fazer? Pensava que estava sepultado no Mosteiro dos Jerónimos! Li que tinha morrido no século XVI, e afinal ainda está vivo?
- Eu estou aqui porque sempre que falam nos Lusíadas, falam sempre em mim. Até há meninos que desejavam que eu vivesse neste século para me poderem fazer perguntas. É por isso que ainda estou vivo. - respondeu Luís de Camões.
Ah! Então é por causa disso! Então diz-me lá se é fixe ou não viver neste século. - perguntei-lhe.
E ele respondeu-me:
- Não sei, gosto dos dois séculos... No primeiro século em que vivi foi a fase dos Descobrimentos, e neste século já estamos mais desenvolvidos porque já há televisão, há aquela coisa em que nós falamos para lá e diz à outra pessoa o que estamos a dizer... Como é que se chama?
- Chama-se telefone. - respondi-lhe.
- Pronto, é isso! Também há computadores, há impressoras... Há tudo neste século, por isso é que estou indeciso entre os dois séculos!
- Pois, mas eu cá acho que preferia viver no seu século, sabe porquê? Olhe, porque neste século há muita poluição por causa do fumoe dessas coisas! Naquele século não havia poluição, pois não?
- Não, não havia poluição! Mas morriam muitas pessoas por causa do escorbuto!
- Mas ó senhor Luís de Camões, agora começa a vir aí a gripe A, e se as pessoas têm outras doenças e apanham gripe A morrem logo! - disse-lhe eu.
Mas a minha mãe chamou-me:
- Anda Maria, vamos para casa!
- Está bem. Adeus, senhor Luís de Camões!
- Adeus, Maria! Espero ver-te brevemente!
.
Texto: Maria Mesquita - 4.º ano
Ilustrações: Carlos António (centro) e Pedro Soares (direita) - 4.º ano
.
.

2 comentários:

Micaela disse...

Uau Maria.Gosto mesmo do teu texto e queria dizer-te que se fosse um concurso de escritura eu premiava-te com o número 10(número maior de uma votação)BOA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

JB disse...

Muito bem, Maria! O teu texto revela que a imaginação vence qualquer obstáculo, atravessando diversos espaços e viajando no tempo!
A tua conversa com o senhor Luís Vaz de Camões mostra que adquiriste conhecimentos e que também foste capaz de os partilhar.
Quando voltares a falar com esse Senhor, diz-lhe para não se esquecer de visitar o blogue da nossa escola!:)
Quanto aos ilustradores, só tenho a dizer que estão de parabéns, pois enriqueceram a obra de Luís de Camões, com retratos muito bem desenhados.