sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NOVA CONVERSA COM CAMÕES

.


Um dia fui ao Mosteiro dos Jerónimos e vi lá Luís de Camões, sentado num banco, com uns óculos escuros.Cheguei junto dele e disse-lhe:

- Olá, bom dia!

Mas ele não me respondeu. Ele estava a ler o Diário dos Jerónimos, onde vinha tudo o que acontecia no Mosteiro. Sentei-me ao pé dele e disse-lhe de novo:
- Olá, bom dia!
Ele deu um pulo tão grande que as folhas do jornal caíram para o chão numa grande barafunda. Ajudei a apanhá-las e, no fim, ele disse:
- Cruzes, credo! Quem és tu?
- Eu sou a Micaela!
- De onde vieste?
- Vim do Fundão, ali bem pertinho da Serra da Estrela. Conhece?
- Sim, cheguei lá a ir cpm a minha família quando era miúdo.
E fomos adiantando a nossa conversa...
- Pode-me ir mostrar os seus livros? - perguntei eu.
- Claro. Mas se estiverem com pó, não faças caso. Sabes, é que já os não limpo há algum tempo.
- Está bem.
E lá nos fomos tornando amigos...
- Tenho a minha barriga a dar horas. - disse Camões.
- Vou ali à pastelaria Momentos Doces e trago uns bolinhos caseiros. - disse eu.
- Então vamos comê-los para minha casa, que eu faço lá o chá para acompanhar com os bolinhos.
No fim do lanche ficámos a ver os livros de poemas até ao fim do dia. Depois despedimo-nos e ele disse que sempre que quisesse eu poderia voltar.
Adorei!
.
Texto: Micaela Amaral - 4.º ano
Ilustrações: Diogo Marques (centro), Diogo Cardona (esquerda) e Rui Brito (direita)
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem Micaela vejo que escreves bem,quer dizer muito bem!Agora andamos a falar sobre os descobrimentos e aproveitámos e falámos um bocado sobre Luís de Camões!

Ângela Sofia