terça-feira, 10 de novembro de 2009

AFONSO E O PÃO

.
Era uma vez um menino chamado Afonso que odiava pão. Nos dias de escola, para o lanche, levava sempre uma fatia de bolo de chocolate, às vezes de maçã...
Um dia a avó dele fez pão, e ele disse:
- Não faças pão, avó! Até me arrepio só de o cheirar.
E a avó do Afonso, logo a seguir, disse:
- Tu não gostas, mas o resto da família gosta muito e tu também podes gostar. Se fores comendo pouco a pouco, vais-te habituando.
- Mas eu nunca vou gostar!
Um dia, os pais do Afonso fizeram um jogo com ele, taparam-lhe os olhos e o nariz. Depois deram-lhe coisas para provar e ele tinha de dizer o que eles lhe estavam a dar. Primeiro deram-lhe uma azeitona, depois uma avelã, mas a terceira coisa era muito esquisita, e ele estava com curiosidade em saber o que era. Então fingiu que estava a coçar a cabeça e desatou a venda que lhe estava a tapar os olhos. E quando tirou a venda viu que o que lhe estavam a dar era pão. Ele disse aos pais:
- Porque é que me estão a dar pão se eu não gosto?
- É só para tu te habituares!
Depois o Afonso reparou bem no sabor e disse aos seus pais:
- Mas olhem, o pão soube-me muito bem!
E a partir daí ao pequeno-almoço e ao lanche comia sempre pão.
Um dia até perguntou à avó dele como é que se fazia o pão, e a avó disse-lhe:
- Para fazeres pão precisas de água morna, farinha, fermento e sal. Depois misturas tudo e amassas muito bem. Depois deixas fintar cerca de uma hora, depois tendes, a seguir cozes e a melhor parte vem a seguir, que é comer.
E os dias em que a avó fazia pão ele queria ajudar sempre porque já o sabia fazer.
.
Texto e ilustração: Pedro Soares - 4.º ano
.

9 comentários:

Luísa Braga disse...

Que texto tõ bem elaborado, parabéns pedro.
Espero que os teus colegas e façam desse texto uma aprendizagem para a vida, o que serve para o pão , deve servir para todos os alimentos.
Há uma irritante mania na vossa idade, de dizer "não gosto", sem terem provado.
Primeiro prova-se depois é que se diz gosto ou não!
Mais uma vez te digo que q tua história está muito criativa.

Anónimo disse...

muito bem pedro um texto muito giro.
continua a fazer isso e não percas o teu talento
filuipa correia

JB disse...

Parabéns pelo texto que escreveste Pedro. Está muito criativo:é, sem dúvida, um exemplo perfeito de situações que ocorrem no dia-a-dia e que enriqueceste apresentando a receita para fazer pão, muito bem! Mesmo sem provar ou sem tentar fazer algo, há sempre quem diga logo que não gosta ou que não sabe. Já agora isto lembra-me um livro, muito divertido que serve para outras situações parecidas com a do teu texto, intitulado HISTÓRIAS PARA MENINOS "NÃO QUERO" de Vanda Gonçalves. E mais não digo...

Anónimo disse...

Pedro,gostei muito do teu texto continua a escrever assim que vais num bom caminho.

Ângela Sofia

Micaela disse...

Sr.Prof.Agostinho no 3º. paragrafo está:-Mas eu nunca vou gastar.Será gostar?Eu percebo que é do cansaço...

Micaela disse...

Com travessao!

AC disse...

Obrigado, Micaela, pelo teu olho de lince.
Já está corrigido!

Micaela disse...

De nada Sr. Prof.!Mas Pedro não posso dizer que o teu texto não está giro porque está.A avó do menino foi esperta e deste-me uma optima ideia.Quando o meu irmão não gostar de algo é isso que vou fazer.Vou tapar-lhe os olhos com uma venda e vou-lhe dar a provar várias coisas.Mas desta vez ele não vai puder espreitar nem por uma fisga que tenha falhado.Vou ser muito discreta para não dar nas vistas......

Anónimo disse...

Olá,Pedro o teu texto está muito jiro, e eu quando nao gosto do comer faso isso.A deus Pedro.


RUI BRITO