quinta-feira, 14 de junho de 2018

FAZ DO SOL O TEU AMIGO

.
.
As temperaturas estivais têm andado arredias, é verdade, mas nos últimos dias desta semana já se começam a perfilar, convidando para o usufruto de atividades ao ar livre.
Tendo em conta esse desígnio, que implica uma maior exposição aos raios solares, ontem estiveram connosco a enf.ª Filomena Correia, do Centro de Saúde do Fundão, e dois farmacêuticos ligados à farmácia Vitória - dra. Alcina e dr. Pedro - que nos vieram falar dos cuidados a ter com o sol.
 .
.
A sessão foi, toda ela, bem estruturada. Discorreu-se sobre as características da pele, das suas funções, dos cuidados que requer. E os nossos alunos iam ouvindo, atentamente, intervindo quando solicitados.
.
.
Falou-se abertamente, sempre com o vocabulário adequado. E até na apresentação das possíveis mazelas duma deficiente relação com o sol, sem os devidos cuidados, houve a preocupação de desdramatizar as situações. E, estrategicamente, entremeando a conversa, iam-se salientando os cuidados a ter com a exposição ao sol, quais mandamentos dos comportamentos a cultivar:
- Aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol;
- Evitar exposição solar entre as 11 e as 17 horas;
- Reaplicar o protetor solar de 2 em 2 horas e/ou após cada banho;
- Procurar zonas de sombra;
- Usar óculos e chapéus de sol;
- Horas "seguras" são aquelas em que a nossa sombra é maior do que nós próprios.
.
.
Seguiu-se um momento em que, para lá das palavras, importava passar aos atos. E, com a Joana e o Diego a servirem de "cobaias", mostrou-se como e onde se deveria aplicar o protetor solar, com o boné e os óculos de sol a não serem esquecidos.
.
.
No final, folhetos informativos para os alunos discutirem com os pais e... a oferta de bonés. Foi, para eles, a cereja no topo dum bolo muito bem confecionado.
O nosso bem-haja à enf.ª Filomena, à dra. Alcina e ao dr. Pedro, assim como às instituições - Centro de Saúde e à Farmácia Vitória - que tão bem representaram.
.
.

2 comentários:

Matilde Saraiva disse...

Fiquei a saber sobre os cuidados que devemos ter com o Sol.
O Sol é um bem essencial para a nossa vida, mas pode causar problemas para a pele.
Por isso temos de ter cuidado.

Joana Augusto disse...

Adorei está sessão.
Bem haja ,mãe!