sexta-feira, 8 de junho de 2018

MOSTRA DE CIÊNCIA - SONS DA GARDUNHA

.
O Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, no qual a nossa escola se inclui, de há muito tem bem presente que as atividades experimentais são uma mais valia para que os alunos concretizem, com a consequente interiorização, as aprendizagens com que se vão confrontando. Partilhamos o conceito, tudo fazemos para o levar à prática. Se dúvidas houver, basta clicar, nos marcadores do nosso blogue, em "atividade experimental", e terá acesso a uma longa prática desta escola neste campo.
Na passada quinta-feira - após alguns meses de preparação, fermentada numa ação de formação com o apoio do Instituto de Educação e da Universidade de Lisboa, em que o nosso Agrupamento foi escolhido pelas suas boas práticas - realizou-se, no Pavilhão Multiusos, a Mostra de Ciência - Sons da Gardunha, que envolveu as turmas dos 3.º, 4.º e 8.º anos do Agrupamento. A ideia, desde o início, foi bem definida: trazer à tona os recursos existentes para que a zona onde vivemos seja sustentável.
O programa era aliciante. Ora vejamos:
12:00 – Sessão solene, na Câmara Municipal
12:30 – Abertura da Exposição Interativa com os trabalhos realizados pelos alunos
15:00 – Desfile de Moda, com adereços de cerejas
............ Dramatização: Pastor da Transumância
............ Apresentação dos Chocalhões Júnior
17:00 - Role Play - Debate: Discutindo o problema dos incêndios (8.º ano)
19:00 - Encerramento
As nossas turmas do 3.º e do 4.º anos estiveram presentes, tendo oportunidade de "espreitar" o diverso material em exposição: património histórico, agregado ao estudo das rochas preponderantes na região (granito e xisto); oyas, feitas de barro, ecológica forma de irrigação com possibilidades de desenvolvimento no Telhado; extração mineira, com o foco centrado nas Minas da Panasqueira; produção de queijo, trazendo à tona os rituais da transumância, fazendo sobressair a vertente sul da Gardunha (Soalheira e Alpedrinha); aproveitamento da força motriz, com particular ênfase nas azenhas; energia eólica e energia solar; construção de instrumentos musicais, atividade transversal às diversas atividades...
O desfile, que pretendia ser a cereja no topo do bolo de todo o esforço despendido (não é inocente a esta escolha o reconhecimento da importância da cereja no modo de viver do concelho) contou com a presença de oito alunos da nossa escola, muito bem engalanados para o efeito. Parabéns, rapaziada! Mas, de um modo geral, todos os alunos estiveram bem, conjugando diversidade com qualidade, e sempre fiéis ao tema.
Após o desfile, e já com o material expositivo bem interiorizado, acentuou-se o tom de festa. E foi ver (e sentir), da melhor forma, a dramatização "Pastor da Transumância" e a sonoridade dos Chocalhões Júnior.
Já não assistimos, devido à exigência do cumprimento de horários (transportes...) ao debate sobre a problemática dos incêndios. E bem gostaríamos de estar presentes, já que, para além da pertinência do tema, alguns dos intervenientes foram alunos da nossa escola. Correu bem, com toda a certeza.
O Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto (boa, Jorge!) está de parabéns.
.A reportagem fotográfica que se segue está longe de ser exaustiva, é mera amostra.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Sem comentários: