terça-feira, 19 de junho de 2018

CONCURSO ORTOGRÁFICO

.
.
A arte de bem ensinar não tem uma fórmula definida, apesar de muita gente se chegar à frente para vender ideias requentadas como se de novas se tratassem. Para lá dos méritos de qualquer método, não há nenhum, podem crer, que dispense o trabalho, puro e duro, para ter êxito.
Neste 3.º período, e tendo em vista uma maior eficácia, ao nível ortográfico, dos alunos, decidiu-se embarcar numa estratégia, muito simples, que fizesse com que os alunos se preocupassem, não só com o conteúdo, mas também com a forma (correta) como escrevem. Vai daí nasceu o Campeonato Ortográfico, que consistiu em 18 exercícios previamente anunciados. Os alunos estudavam o conteúdo e, na hora marcada, tinham que mostrar, escrevendo corretamente, aquilo que valiam. Após a correção, os resultados eram afixados com os resultados de cada um. E era vê-los, exercício após exercício, a consultar a tabela!
Hoje, socorrendo-se dos conhecimentos matemáticos, toda a turma participou no tratamento de dados do concurso. Distribuiu-se, individualmente, uma tabela com os resultados, contaram os pontos de cada um, conferiram os resultados em grupo e, depois de acertarem algumas agulhas, acharam a média individual, dividindo o total de pontos obtidos pelo número de exercícios em que participaram.
Efetuados todos os cálculos, não demoraram muito tempo a tirar conclusões, apesar de os resultados apurados, salvo um ou outro caso, serem muito equilibrados. E, devidamente certificado por todos, apurou-se que quem tinha direito aos prémios (material escolar) era...
1.º lugar - Matilde Saraiva
2.º lugar - Joana Matias
3.º lugar - Beatriz Ribeiro
Elas estavam felizes (os rapazes ficaram um pouco ciumentos), pois esforçaram-se e merecem os parabéns. Mas creio que, e perdoem-me a imodéstia, mais feliz estava o professor por ver que, exercício após exercício, as competências de cada um iam aumentando.
.
.

1 comentário:

Matilde Saraiva disse...

Gostei muito de participar neste Concurso de Ortografia!!!
Obrigada Sr.Professor Agostinho pela iniciativa.