quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MOMENTOS FELIZES

A alegria do Alexandre quando montou o Bruky. O pai do Francisco
Araújo, atentíssimo, velou sempre pela sua segurança.


.
O Alexandre é um menino especial. Desde o nascimento que o Síndrome de West e a microcefalia fazem parte do seu currículo de vida, impedindo-o de ser como os outros meninos. Por isso mesmo frequenta, na maior parte do tempo, a Unidade de Apoio à Multideficiência, a funcionar na sede do Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha, e só nas tardes de segunda e quinta-feira é que entra em contacto com os seus colegas de turma, no caso do 2.º ano.
Fisicamente vai-se desenvolvendo, mas o cérebro não acompanhou a corrida, ficou para trás. Já vai articulando alguns sons, às vezes até parece que da sua boca sai a palavra "mamã". Parece, não se sabe bem.
Só há poucos meses começou a andar, mas sem segurança ou autonomia. São apenas alguns passos titubeantes. Grosso modo poderá dizer-se, sem exagero, que o Alexandre é um bebé num corpo de criança. 
Há dias noticiámos aqui a vinda à escola do Bruky, o cavalo da família do Francisco Araújo, que criou nos nossos alunos uma onda de entusiasmo. Foi numa quinta-feira à tarde, um dos dias em que o Alexandre vem à escola. Uma coisa leva a outra e o Alexandre, devidamente acautelado, também acabou por montar o cavalo. Só visto. Muitos não se aperceberam, mas a alegria do Alexandre era genuína, havia ali algo que mexia com ele da melhor maneira. 
É em momentos destes, de coincidências felizes, que sentimos um calorzinho aconchegante dentro de nós.
.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

que sortudos




joao numo

Alberto Tadeia disse...

O Alexandre é mesmo um menino muito especial e todas as crianças do 2 ano sentem isso.
É muito importante este tipo de relacionamento tanto para o Alexandre como para os seus colegas.
Este tipo de interação permite às nossas criancinhas serem mais tarde adultos sensíveis e responsáveis face a estas pessoas especiais que existem na nossa sociedade.
Felizmente esta turma tem a possibilidade de ter contacto com estes meninos especiais com é o caso de outro colega que não tendo dificuldades motoras e cognitivas faz parte de uma etnia diferente com uma forma diferente de ver a sociedade.
Naturalmente estou a referir-me ao menino Rubem que com o seu desenvolvimento em conjunto com todos os colegas vai criando mais competências para se integra na sociedade com uma perspetiva diferente.
Bem Aja ao pai do Francisco que proporcionou a todas estas crianças uma experiência inesquecível.
Alberto Tadeia

Joana Rita disse...

Que divertido ter um cavalo na escola:):):):):):)
Espero que estejam todos bem,um enorme beijo aqui da vossa amiga Joaninha!!
Tambem vos quero contar que tive otimas notas.

Joana Rita

Ema Bianca disse...

Muito bem Joana Rita!!!!
Tenho saudades tuas AMIGUINHA...
E parabéns pelas tuas notas!!!!!!!
Beijinhos AMIGOS.

Anónimo disse...

O Alexandre é um menino especial.
Tenho a certeza que ele gostou de andar no cavalo do Francisco.

Carolina 3ºano