terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PEDRO TEM MEDO DE FANTASMAS

.
Se encararmos "os medos" como uma emoção básica que coloca o nosso organismo em sobre-alerta e o prepara para fugir e/ou defender-se perante a perceção de perigo, então podemos identificá-los enquanto emoção saudável. A exteriorização dos sentimentos e emoções que os caracteriza facilita a sua compreensão e permite uma procura mais eficaz de estratégias de resolução dos mesmos.
O livro "Pedro tem medo de fantasmas" de Sandrine Deredel Rogeon, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, retrata uma prática do dia a dia, a hora de dormir. Nesta aventura, que apresenta ilustrações bem engraçadas, Pedro não consegue dormir. Às tantas, dentro do seu quarto de luz apagada, começa a ouvir um barulho. Que era aquilo? Seriam fantasmas?
A abordagem desta história proporcionou aos alunos do 2.º ano a partilha saudável de alguns dos seus receios. Uns mais destemidos do que outros, todos eles dialogaram sobre os seus medos, exteriorizando assim alguns dos sentimentos que os invadem nessas situações. Do diálogo passaram à escrita e são alguns desses trabalhos que aqui publicaremos.
.

1 comentário:

Rita Duarte disse...

Adorei a história (Pedro tem medo de fantasmas)que a Professora Júlia contou.