quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS PEQUENOS GESTOS

.
.
Vivemos num tempo em que as exigências não têm medida. Dorme-se pouco, come-se à pressa e, acima de tudo, trabalha-se, trabalha-se muito. Quem tem trabalho, claro, que a coisa não está para brincadeiras.
Se ousarmos romper o cinzento dos dias e analisarmos o percurso do ser humano, facilmente constatamos que ele foi sempre acidentado, cheio de percalços, mas também sempre se encontrou uma solução para desfazer as nuvens negras que alimentavam a sua inquietação. Talvez, quem sabe, seja uma achega para acreditar que desta vez não será diferente, e que faz sentido lançar sementes para concretizar o que todos ambicionamos: uma vida em harmonia com aquilo que nos rodeia. E, como tudo o que é bom implica esforço, temos que cuidar bem da nossa casa global, o planeta Terra.
Este ano a Escola de Aldeia de Joanes decidiu apostar num projeto de preocupações ambientais, o Planeta Azul, procurando que os seus alunos se inteirem, minimamente, das consequências da forma de viver da sociedade moderna: uma constante e progressiva produção de lixo, em quantidades tais que não é mais possível "esconder o problema debaixo do tapete". Ele está aí, cada vez com maiores contornos, e há que fazer algo para o minorar.
Há tempos esteve connosco a Susana, técnica do Gabinete Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Fundão, que procurou, através de sessões teóricas, sensibilizar os alunos para esta causa. Despertada essa sensibilidade, partimos para uma segunda fase do projeto - uma fase fundamental, diga-se - que consistiu na motivação dos alunos para a separação de lixos na escola.
No princípio houve muitas perguntas - "onde é que eu ponho este pacote?" - principalmente quando a questão dizia respeito às embalagens dos lanches, mas os dias foram passando e uma boa e importante rotina foi-se instalando. Deixou de ser novidade, os bons hábitos passaram a ser a norma. E começámos a sorrir.
Oxalá o futuro nos dê razão, que os pequenos gestos podem fazer toda a diferença.
.
.

2 comentários:

Joana Rita disse...

Ainda bem que estamos a ajudar o planeta,fico muito contente,eu tambem o ajudo...
Um grande beijinho.

Joana Rita

Anónimo disse...

O ambiente é muito importante para nós.Temos de tratar bem dele,ou então ficamos com uma lixeira dentro e fora de casa.
Trata bem dele!

Carolina 3ºano