segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VISITA AO MUSEU

.
Na quinta-feira, dia 22 de Outubro, fomos ao Museu Arqueológico do Fundão, que fica na Rua do Serrão.
Quando lá chegámos, um dos senhores que trabalha no museu levou-nos para uma sala para deixarmos os casacos e os guarda-chuvas. Logo de seguida entrámos no auditório, onde nos foi mostrado um filme sobre o museu.
Quando saímos do auditório fomos para uma sala que continha objectos da Pré-História. Vimos utensílios de pedra lascada e de pedra polida, agulhas e algumas mós. Numa parede estava o mapa do concelho do Fundão com os locais onde foram descobertos os objectos.
Na sala do Período Romano fiquei impressionado com as moedas romanas e com uma chave, que era um bocadinho grande. Não era qualquer um que tinha chaves, só os grandes senhores podiam ter uma chave assim. Depois avançámos e vimos telhas, canalizações e outros materiais romanos.
O senhor que que nos estava a guiar disse-nos que nesta zona havia uma torre, chamada Torre dos Namorados, e depois contou-nos a sua lenda, onde entram dois cavaleiros, uma princesa e um rei. Os dois cavaleiros queriam casar com a princesa, e como ela não conseguia decidir, o pai disse:
- Um constrói um aqueduto desde a Gardunha até aqui, e o outro constrói uma torre. Quem acabar primeiro casa com a minha filha.
Só que eles acabaram a tarefa ao mesmo tempo, no mesmo dia e à mesma hora. Então o rei disse que eles tinham que fazer um duelo, e quando eles iam começar a lutar a princesa meteu-se no meio e foi atingida pelas espadas deles. O lugar onde isso aconteceu passou a chamar-se Mata da Rainha.
Depois desta história o guia levou-nos para uma sala com muitas pedras gravadas com nomes deuses.
Mas já era hora de irmos embora. Fomos buscar os nossos casacos e regressámos à escola.
.
Texto: Diogo Cardona - 4.º ano
.

5 comentários:

JB disse...

Parabéns pelo teu texto Diogo! A tua descrição é muito completa e rica em pormenores interessantíssimos. Para quem não foi ainda visitar o Museu(como eu, por exemplo)agora tem mesmo de lá ir... VER!

Anónimo disse...

Olá, o teu texto está muito completo. Se continuares assim vais ver que tens mais textos no blog.
Rui Brito

Anónimo disse...

Olha Cardonali pelo teu texto consegui perceber o que voces fizeram lá no museu e estou muito feliz por lá ir para a semana!!!!!!
BJ para os meninos do 4º ano!

Mafalda disse...

Olha Cardonali pelo teu texto consegui perceber o que voces fizeram lá no museu e estou muito feliz por lá ir para a semana!!!!!!
BJ para os meninos do 4º ano!

João Gaspar disse...

Gostei muito desse texto teu Diogo eu sou do 7º ano e acho que está fantástico para a tua idade os meu parabéns!
As imagens estão espectaculares!

Gaspar