segunda-feira, 22 de junho de 2009

FOI BONITA A FESTA, PÁ!

Sábado, ao fim do da tarde, todos os caminhos de Aldeia de Joanes confluíam para o local onde se iria realizar a Festa do Ciclo do Pão.
Pouco depois das dezanove horas, cerca de 600 pessoas começaram a festejar a boa colheita de mais um ano lectivo, traduzida na ceifa simbólica da seara plantada, naquele local, no princípio de Novembro.
O programa era aliciante. Para além das danças, a cargo do Jardim de Infância, do desfile etnográfico, da responsabilidade da nossa escola, e do canto ancestral da ceifa, efectuado com sentimento pelo Grupo de Cantares, as restantes actividades foram planificadas a pensar no envolvimento de toda a comunidade, que isto de só ver também cansa.
Assim, na Corrida do Pão tivemos cerca de 30 equipas em compita, o que, traduzido em números redondos, perfez cerca de 100 pessoas. Recordamos que as equipas eram formadas por pais e filhos, que deste modo tiveram oportunidade de reforçar os laços de cumplicidade.
Depois do jantar (a sopa da malha estava uma delícia, já para não falar do resto!) entrou em acção o GETAF. Este grupo, vindo de Coimbra, não deixou ninguém indiferente, conseguindo colocar quase toda a gente a dançar música de cariz etnográfico, de que são exemplos o "Pingacho", a "Dança do Engate", entre outras. Às tantas o local da festa era uma enorme pista de dança, em que miúdos e graúdos, sem grandes preocupações coreográficas, davam largas ao seu contentamento.
A comunidade educativa de Aldeia de Joanes voltara a provar que, desde que haja vontade e um objectivo comum, as coisas boas podem e devem ser partilhadas.
Foi bonita a festa, pá!
.

6 comentários:

ana paula disse...

Realmente parece ter sído espectacular. Tenho pena de não ter ído, mas infelizmente, os problemas de saúde às vezes limitam -nos e de que maneira, mas ainda bem para os que puderam participar e usufruir de tudo o que constou a festa.Parabéns.

Luísa Braga disse...

Luísa Braga disse...
A festa foi Linda!!!
Foi bom ver o empenho de todos, com tanto calor....
Foi com muito Amor aos filhos e agradecimento á comunidade escolar que tudo se fez, mas o resultado final foi fantástico!
Foi tudo bom, os jogos ,os comes e bebes, os meninos .
Adoramos o grupo de dança...musica para os meus ouvidos e interaçao de uma ternura ...Amei!!
A todos muitos parabéns por fazerem da NOSSA FESTA-A FESTA do ANO!!!

21 de Junho de 2009 20:05

Anónimo disse...

Eu sei que a festa já foi à algum tempo, mas a festa foi muita divertida mas acheia a dança um bocadinho pirosa mas gostei.
Ângela Sofiaa

Anónimo disse...

Ó senhor professor Agostinho não pense que não gostei da dança gostei muito.
Ângela Sofia

AC disse...

Está tranquila, Ângela, eu sei o que querias dizer...
Na festa andavas muito divertida, ainda bem que gostaste.
Boas férias!

Anónimo disse...

Óptimo, ainda bem que comprendeu!
Ângela S.