segunda-feira, 8 de junho de 2009

A AVENTURA

Era uma vez um grupo de amigas de 10 anos que foi acampar para uma floresta perto de um rio. A meio da noite elas viram uma luz e uma delas, chamada Mafalda, foi ver o que era. A luz era verde. Chamou as amigas para irem ver e, não sabendo o que era, a Mafalda meteu-se por baixo dela. A luz começou a fazê-la subir e as amigas agarraram-na, subindo atrás dela.
Foi aí que repararam que a luz vinha de uma nave, e que elas estavam agora dentro dela.
Quando se viram dentro de uma nave tão estranha ficaram assustadas. Foram para trás do balcão da cozinha e viram sair extraterrestres para explorar o novo mundo. As meninas ficaram muito assustadas, pois não sabiam qual era a intenção dos homenzinhos verdes. Como passou muito tempo elas acabaram por se deixar dormir. Quando deram por si estavam no espaço, perto de um planeta castanho e cheio de pedras. A Lua parecia estar a apenas 100 metros de distância.
Começaram a explorar e encontraram, atrás do balcão, umas máscaras de astronautas. Elas acharam que aquelas máscaras tinham sido de pessoas mortas pelos extraterrestres. Meteram-nas na cabeça e foram lá para fora, mas quando saíram começaram a flutuar. Foi então que avistaram os extraterrestres a caminho da nave.
As amigas estavam muito assustadas e começaram a gritar, querendo voltar para casa. Foi então que uma delas, a Inês, que sabia pilotar uma nave, se lembrou que podia tentar conduzir aquela de volta para casa. Foi até ao depósito do gasóleo e reparou que este estava quase vazio, e não tinham combustível suficiente para a viagem. Felizmente, a Mafalda, que era muito esperta, sabia como fazer gasóleo, e com vários ingredientes ali existentes conseguiu encher o depósito. Depois de o problema estar resolvido foram embora. Os extraterrestres, ao verem a sua nave ir embora, ficaram muito confusos. Como tinham uma mini nave, que se transformava em grande, seguiram as meninas. Quando todos chegaram à Terra, os homenzinhos verdes foram atrás das meninas e estas começaram a correr cheias de medo. Eles riam e riam, parecendo muito divertidos com toda a situação. Como eram muito rápidos, chegaram rapidamente junto das amigas . Falando com uma voz engraçada e melodiosa, os homenzinhos perguntaram-lhes se podiam brincar com elas, visto serem os mais novinhos da sua espécie e não terem ninguém com quem brincar no seu país. A princípio, ainda admiradas, as meninas não responderam, pois não estavam a acreditar em toda a confusão que tinham gerado. Os homenzinhos tinham andado à deriva pelo espaço à procura de alguém com quem brincar, quando se depararam com a luz saída da sua nave na zona do acampamento. Foram ver de crianças para brincar mas não encontraram ninguém, partindo de novo para o espaço e continuando a procurar noutros planetas. Afinal os extraterrestres não lhes queriam fazer mal, apenas brincar com elas. Passaram o resto do dia em animadas brincadeiras com os novos amigos, muito felizes e divertidos.
Chegou a hora da despedida e os homenzinhos verdes prometeram que voltariam para brincar com as meninas e que nunca se esqueceriam daquele dia tão maravilhoso.
Contaram essa grande aventura a muitos amigos, e os amigos contaram a outros doutros países, e assim esta história passou por todo o lado nos dois mundos. Tudo acabou bem e para além da amizade criada também a paz reinou entre os mundos.
.
Texto de Mafalda Oliveira - 3.º ano, concorrente ao prémio "Caminho Literário"
Ilustração: Inês Barroso e João Pedro Salvado - 3.º ano
.

1 comentário:

ana paula disse...

Imaginação conjugada com a necessidade de "saír" deste mundo complicado e cheio de chatices, onde por vezes nos sentimos pouco à vontade, leva - nos a levitar e a querer fugir para levantar voo. Eu sei que não é facil entender os adultos e principalmente quando estamos só rodeados por eles... Bj