Procurando rever o conceito de volume, numa perspetiva experimental, os alunos do 4.º ano realizaram a tarefa proposta no manual.
.Material:
.
- 2 recipientes iguais e graduados
- água (com corante para facilitar a observação)
- plasticina (e outros objetos que não flutuem)
Procedimento/Hipóteses/Observação/Conclusão:
.
- Deitar água até ao meio de cada um dos recipientes.
- Questionar os alunos sobre o que irá acontecer em relação ao nível de água nos dois recipientes após se colocar um objeto dentro de um deles.
- Colocar cuidadosamente a plasticina dentro de um dos recipientes.
- Observar.
.
.
- Comparar com as hipóteses que referiram.- Concluir.
.
Como o nível da água do recipiente que contém o objeto subiu, concluímos que
qualquer sólido ocupa uma porção de espaço que se chama volume.
.
4 comentários:
Gostei muito de aprender o volume!!!!
Eu também!!!!
Concordo plenamente.
Eu também!
Enviar um comentário