quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

VAI UM DOCE DE MOGANGO?

.
.
Lembram-se, com certeza, do apelo que aqui fizemos, há tempos, para que os pais dos nossos alunos, que tivessem mogangos, pudessem dispensar alguns à escola para confecionarmos doce de mogango. Pois bem, embora nem toda a gente tenha ligações diretas à terra, mesmo assim apareceram 16 mogangos. Foi bom, foi mesmo muito bom!
Devido ao acumular de atividades durante o 1.º período, e a fim de não perturbar a normal exploração dos currículos educativos, optou-se, e bem, por adiar a confeção de tão delicioso doce para o início do 2.º período. E, se bem o pensámos, melhor o fizemos. Ontem, como resultado da tentativa de planificarmos as coisas da forma mais harmoniosa possível, as nossas assistentes operacionais, as diligentes Teresa e Cristina, deitaram mãos à obra: descascaram os mogangos e cortaram-nos em pedacinhos, deixando para hoje a confeção propriamente dita.
.
.
Munidas dum fogão industrial e de duas enormes panelas, equipamento gentilmente cedido pela Comissão Fabriqueira da Igreja de Aldeia de Joanes, a quem agradecemos a gentileza e a boa vontade, hoje elas dedicaram-se à parte da empreitada que requer mais sabedoria: a manipulação e apuro dos ingredientes (mogango, açúcar e pau de canela) que dão consistência ao produto final. Por aquilo a que assistimos - o aroma era inspirador - vai ser mais um produto para deslumbrar o palato de todos nós.
.
.
Amanhã, com o doce já arrefecido e devidamente apurado, todos os alunos (84) levarão para casa um frasquinho para partilharem com a família. O restante será embalado numa pequena quantidade de frascos, um pouco maiores, que serão disponibilizados a quem manifestar interesse. É que algumas das atividades futuras ainda não estão devidamente financiadas e, para bom entendedor...
O nosso bem-haja a todos os que contribuíram para que a atividade fosse possível.
.
.

2 comentários:

Margarida Matos 4ºano disse...

Está delicioso Teresa!

Afonso 4 ano disse...

Tens razão e o cheirinho também