quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

PROJETO DEPAA

.
.
O ser humano, à medida que consolida, gradualmente, a sua estrutura mental, vai-se deparando com uma série de situações novas que a põem, constantemente, à prova. Procura-se, na vida de cada um, que o equilíbrio seja uma constante, com a devida margem para que cada pessoa expresse, da melhor forma, as suas características e anseios. Para isso, contudo, é primordial resolver os conflitos interiores, ou seja, é necessário crescer bem, no respeito por si e pelos outros.
O Projeto DEPAA - Desenvolvimento Emocional e Promoção da Autoregulação na Aprendizagem - implementado no presente ano letivo no Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, procura, de alguma forma, ir ao encontro desta preocupação, sugerindo pistas para a resolução de possíveis disfunções observadas na forma de estar de alguns alunos.
O Chicopiquinho, a Maria e o Duarte são personagens dos diversos materiais (textos, filmes, PPT...) consignados neste projeto, e que tendem a tornar-se, cada vez mais, familiares para os alunos. Cada um com a sua lição, oxalá ajudem a resolver algumas situações (falta de autoestima, medos, egocentrismo exacerbado...) detetadas nalguns alunos.
.
.

3 comentários:

Unknown disse...


Uma iniciativa admirável!

Afonso 4 ano disse...

Foi muito fixe

Sónia disse...

O projecto é delicioso e cada vez mais importante...desejo de facto que ele possa ter em todas as turmas a merecida atenção e a exploração necessária e pertinente (e que não seja apenas mais um tpc :( )...parabéns pela iniciativa, que ela possa realmente dar frutos!!!