terça-feira, 22 de novembro de 2011

"A MALA ASSOMBRADA" E OUTRAS HISTÓRIAS

.São vários os objetivos que levam a nossa escola a participar nas atividades desenvolvidas na Biblioteca Eugénio de Andrade. As "meninas da biblioteca" têm sido exemplares na forma como promovem a divulgação de obras, a criação de hábitos de leitura e o gosto pela requisição de livros. E os nossos alunos, sempre que podem, fazem questão de requisitar algumas das histórias que aí são apresentadas para continuarem a sua leitura em casa ou na escola. Foi o que aconteceu, por exemplo, com A Mala Assombrada, de David Machado.
Este é um livro que "brinca" com os medos das crianças. Aqui, a assombração é um fantasma que persegue dois irmãos, um de nove anos com medo de tudo e um de cinco anos, que pelo contrário, não tem medo de nada. Que fariam se encontrassem uma "pequena mala, com a pele gasta e uma fechadura ferrugenta" em cima de um muro? Será que o fantasma existe mesmo? A curiosidade dos nossos alunos só foi satisfeita quando a leitura da história foi concluída na sala de aula!
Da leitura à escrita, e como "história puxa história", a imaginação vai ganhando asas e os nossos alunos vão inventando as suas próprias aventuras...

A MALA ENCANTADA
..

Se eu encontrasse um mala gostava que fosse uma mala encantada. Lá dentro teria doces. Quando alguém comesse um doce começava a cantar e nunca mais ficava triste. Eu ia gostar muito da minha mala e não queria nunca perdê-la. Esta seria a minha querida mala. Uma mala muito gira e super grande, para lá caberem todas a alegrias do mundo.
.
Texto e ilustração: Francisco Paulo - 2.º ano

.

A MALA DAS CORES E DOS ANIMAIS
.

A minha mala tem lá dentro muitas cores e muitos animais. Quando um animal saltasse, caíam cores do céu e os animais ficavam a pensar nas estrelas e nunca mais paravam de sonhar. Tinham sonhos de todas as cores. Assim era a mala que eu gostava de encontrar e de guardar para sempre.
.
Texto e ilustração: Rita Duarte - 2.º ano
.
.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lindas, lindas as vossas malas...procurem lá bem meninos eu acho que todos vos já a tem uma...dulce

Ema Bianca disse...

Que lindas malas...
os meninos que as fizeram estão de parabéns!.......
Beijinhos