sexta-feira, 7 de maio de 2010

PASSO A PASSO COM A ILUSTRADORA

.
Em Março, nas actividades integradas na Semana da Leitura, os alunos dos 1º, 2º e 3º anos deslocaram-se à Biblioteca Eugénio de Andrade para assistirem à história "A Bruxa Esbrenhuxa" de Margarida Castel-Branco.
Na escola realizaram desenhos, sobre a história ouvida, que foram entregues na Biblioteca. Relacionada com esses desenhos juntava-se uma aliciante experiência que se concretizou durante o dia de hoje.
Chegados à biblioteca, fomos recebidos, como sempre, com enorme alegria e boa disposição, pelas já conhecidas "meninas da biblioteca" e pela "verdadeira" (como referiram alguns alunos) ilustradora dessa história, Carla Antunes. Os alunos colocaram-lhe variadíssimas e interessantes questões, às quais respondeu de forma muito agradável e animada, saciando assim a curiosidade instalada sobre as suas ilustrações, a sua técnica, a sua inspiração para as personagens...
Mas as novidades não ficam por aqui! O desafio previa que a ilustradora Carla Antunes desenhasse, num papel gigante colocado na parede, algumas personagens de histórias que ilustrou, cabendo aos alunos reproduzirem esses desenhos. E, seguindo, passo a passo, as indicações dadas pela ilustradora, foi isso que aconteceu! Naquele momento, desenhar parecia tão fácil! Recorrendo principalmente a figuras geométricas desenharam-se bruxas, gatos, bichos-de-conta, aranhas, mochos, sapos, vassouras, árvores...
Viajámos, sem dúvida, da magia das palavras para a magia da ilustração!
Visivelmente muito satisfeitos, alunos e professoras agradecem a oportunidade de terem participado nesta experiência.
Quem sabe se hoje não "nasceu" por ali um pequeno grande ilustrador!

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde! Parece que foi uma tarde inesquecìvel,isto pelos comentários dos pequenos! Pena a idade da Ilustadora! Os seus "120" anos já devem pesar, não?!!! Apesar da idade a Ana adorou!
Continuem com estas actividades e motvações!
Pela minha parte só tenho a agradecer!

Manuela( mãe da Ana, 2º ano)

JB disse...

SRª Manuela, foi realmente uma experiência muito interessante! Ficamos felizes em vermos que os alunos dialogam com os pais sobre as actividades escolares! Isso é, sem dúvida, muito importante.