sexta-feira, 21 de maio de 2010

DISSOLVE OU NÃO DISSOLVE?

.
Realizar experiências, observar e tirar conclusões para aprender a conhecer o Mundo que nos rodeia faz parte das estratégias que ajudam, de forma divertida e útil, à aquisição das competências essenciais do saber fazendo, através da ciência.
Hoje os alunos do 2º ano, vestindo o papel de pequenos cientistas, desafiaram a solubilidade de alguns materiais.
Deitaram água em vários copos e colocaram dentro de cada um arroz, açúcar, sal, uma batata e uma pedra. Depois foi marcado um tempo e, de colher na mão, todos começaram a mexer.
Passado o tempo determinado assinalaram o que observaram:
...........- materiais solúveis: sal e açúcar
.......... - materiais insolúveis: pedra, arroz e batata
Desta forma, experimental e animada (que o diga o Kevin!), não foi difícil concluírem que há substâncias que se dissolvem na água e outras não.
Experimentem com outros materiais, pois podem descobrir muitas coisas interessantes!
.
.

Sem comentários: