segunda-feira, 31 de maio de 2010

A NOSSA VISITA DE ESTUDO

.
CASTELO
.
Na quinta-feira, dia 27 de Maio, fomos a Santa Maria da Feira.
Quando fomos ao castelo eu vi seteiras nas paredes. Depois fomos pelo adarve ou caminho de ronda. Percorremos o castelo todo e eu tirei fotografias giras.
Vimos troneiras e a barbacã. A torre mais alta do castelo é a torre de menagem, que é para onde fugiam quando não se podiam defender. A torre de menagem é onde se guardava o tesouro ou as riquezas do castelo. A sua porta estava sempre a grande altura para os inimigos não conseguirem lá chegar, por isso tinham uma escada de madeira.
Enquanto visitávamos o castelo, alguns figurantes com roupa da época simulavam combates.
Foi muito fixe!
.
Texto: Diogo Cardona - 4.º ano
.

Turma do 4.º ano
.
VISIONARIUM
.
Depois de visitarmos o castelo fomos almoçar mesmo junto ao Visionarium, onde havia um regato com pedras muito lindas.
Entrámos para o Visionarium e vimos um filme a explicar coisas de ciência e sobre os átomos.
Depois fomos visitar três salas: uma chamava-se Odisseia da Vida, outra chamava-se Odisseia dos Sentidos e a última Odisseia do Universo.
A que eu mais gostei foi a Odisseia do Universo. Havia uma balança em que nos pesávamos e dava também para ver quanto pesamos noutros planetas. Na Lua pesava 5 Kg, em Plutão pesava 2 Kg e em Saturno pesava 26 Kg.
Com uma roldana consegui levantar 150 Kg.
Nessa sala havia um lançamento de foguetão.
Foi mesmo muito fixe!
.
Texto: Pedro Soares - 4.º ano
.
.

2 comentários:

Teresa Nunes disse...

Pois é meus queridos finalistas esta-se a chegar o final de ano e as saudades ja apertam.Ontem num dos intervalos fui surpreendida com alguns comentários o que me deixou feliz e com as lágrimas ao canto do olho,passo a partilhar essa felicidade com vocês,estava a dar a corda com algumas meninas do 4ºano e tb do 2º apareceram dois pirralhos do 2º a chamar-me mamã e qual foi o meu espanto a filipa e a mafalda responderam:calem-se a teresa é mãe de todos e deixaram de saltar à corda agarraram-se todas a mim,fiquei muito contente e surpreendida porque estas duas meninas nunca tinham expressado tanto que gostavam de mim.Um beijo muito grande para todos os finalistas d vossa amiga

ana disse...

Pois é Teresinha, isso são recordações para a vida toda e como mãe, fico com ciúmes...:) mas ainda bem que o fizeram... reflita e nunca se esqueça que as crianças são o melhor do mundo mas, tambem a melhor lição de vida e a melhor esponja que absorve...