quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

AS AZEITONAS ESTÃO BOAS!

..
Hoje, na nossa escola, foi dia de degustação. No caso, de azeitonas. Mas já lá vamos.
Tal como o já anteriormente noticiado, este ano o Projecto Cantinho da Ciência contemplou a conserva de azeitonas. Para isso fomos colher, na altura, o precioso fruto a um olival de pertença da Junta de Freguesia e desenvolvemos, com os alunos, as diversas fases dessa actividade. Retalhámos as azeitonas, colocámo-las em conserva com os diversos ingredientes - água de nascente, casca de limão, orégãos e alho - e fomos mudando a água semanalmente.
Passado este tempo, as azeitonas estavam prontas para a última fase: a salga. E foi o que fizemos hoje. Com a ajuda preciosa das nossas auxiliares, juntámos os alunos das quatro turmas e partimos para a última operação. Recorrendo ao projector, começámos por recordar as fases anteriores da conserva das azeitonas através de registos fotográficos. A seguir, após a devida explicação, passámos para a prática. Aquecemos um pouco a água de nascente e, depois de a colocarmos num alguidar, deitámos-lhe sal. A fim de nos certificarmos se a quantidade era suficiente, colocámos um ovo no seu interior. Se o ovo ficasse no fundo, era sinal que a água precisava de mais sal. Se subisse à superfície, isso significaria que a sua salinidade estava no ponto. Atingido este requisito, as azeitonas foram mergulhadas nesta solução. E estavam prontas.
Foi então a vez da prova. Um a um, os alunos foram retirando as azeitonas e provando. Houve um ou outro que não apreciou, mas a maioria achou que estavam boas. Pudera, havia ali algum do seu esforço, e todos nós sabemos que as coisas feitas por nós parecem ter outro sabor. Mas, mais importante que isso, ficaram a conhecer as voltas que uma azeitona dá até chegar à nossa mesa. E, nisso, creio que a opinião é unânime.
.
.

Sem comentários: