..
Medir é determinar ou avaliar algo por meio de um instrumento ou utensílio de medida.
Esta semana os alunos do 4.º ano têm feito várias medições, em particular no que se refere a áreas. E, pelos vistos, estão a gostar.
Para aquilatar a interiorização do conceito de área, uma competência já adquirida no 3.º ano, os alunos começaram por construir um decímetro quadrado. Depois, após o dividirem em 100 centímetros quadrados, mediram o tampo da mesa, o livro de Matemática, o quadro..., tendo depois medido o comprimento e a largura para comprovarem o efeito da fórmula "comprimento vezes largura".
Para trabalho de casa levaram o encargo de recortar, em revistas e jornais, quadrados com um decímetro quadrado de área.
No dia seguinte, bem munidos do material requerido, foi vê-los a comprovar, na prática, a área ocupada por 1 metro quadrado. Primeiro num quadrado convencional, depois noutros formatos...
Medir...
.
.
Esta semana os alunos do 4.º ano têm feito várias medições, em particular no que se refere a áreas. E, pelos vistos, estão a gostar.
Para aquilatar a interiorização do conceito de área, uma competência já adquirida no 3.º ano, os alunos começaram por construir um decímetro quadrado. Depois, após o dividirem em 100 centímetros quadrados, mediram o tampo da mesa, o livro de Matemática, o quadro..., tendo depois medido o comprimento e a largura para comprovarem o efeito da fórmula "comprimento vezes largura".
Para trabalho de casa levaram o encargo de recortar, em revistas e jornais, quadrados com um decímetro quadrado de área.
No dia seguinte, bem munidos do material requerido, foi vê-los a comprovar, na prática, a área ocupada por 1 metro quadrado. Primeiro num quadrado convencional, depois noutros formatos...
Medir...
.
.
1 comentário:
Gostei muito de fazer o m2. Foi muito divertido.Fizemos tres m2, todos eles diferentes.
Espero que voltemos a fazer esta actividade!!
Enviar um comentário