O Ciência Sobre Rodas é um projecto do Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha que visa promover e desenvolver a experimentação nos seus alunos. Apesar de já termos, com os mesmos objectivos, o Projecto "Cantinho da Ciência", estas sessões nunca são demais, daí a elas aderirmos sem qualquer reserva.
Hoje desenvolveu-se, junto das turmas do 3.º e 4.º anos, uma actividade sobre a densidade dos líquidos e dos sólidos.
.
Material
- copo de vidro
- pedaço de borracha
- palito
- plástico
Compostos
- água
- azeite
- corante (verde e vermelho)
- mel
- álcool etílico
.
Começou por se explicar aos alunos os diversos procedimentos. Depois, após a formulação de hipóteses, partiu-se para a comprovação. Para isso deitou-se uma quantidade dos diversos líquidos numa proveta. Estes não se misturaram, ficando devidamente compartimentados: por cima ficou o álcool, depois o azeite, a água e, finalmente, o mel.
A seguir deitou-se-lhe, à vez, os diversos sólidos. O palito ficou na superfície do mel, o plástico na superfície do azeite e o pedaço de borracha ficou na superfície do mel.
cada objecto afundou-se até ao nível do líquido que tem maior densidade do que a sua. Assim, os alunos puderam comprovar, através desta experiência, o seguinte:
- a densidade do plástico está compreendida entre o plástico e o azeite;
- o palito (madeira) é menos denso que todos os líquidos utilizados;
- a borracha é mais densa que o álcool, o azeite e a água, mas menos densa que o mel.
Após a verificação dos resultados, os alunos elaboraram o respectivo registo.
E assim, a pouco e pouco, se vai contribuindo para o implemento do espírito científico.
Hoje desenvolveu-se, junto das turmas do 3.º e 4.º anos, uma actividade sobre a densidade dos líquidos e dos sólidos.
.
Material
- copo de vidro
- pedaço de borracha
- palito
- plástico
Compostos
- água
- azeite
- corante (verde e vermelho)
- mel
- álcool etílico
.
Começou por se explicar aos alunos os diversos procedimentos. Depois, após a formulação de hipóteses, partiu-se para a comprovação. Para isso deitou-se uma quantidade dos diversos líquidos numa proveta. Estes não se misturaram, ficando devidamente compartimentados: por cima ficou o álcool, depois o azeite, a água e, finalmente, o mel.
A seguir deitou-se-lhe, à vez, os diversos sólidos. O palito ficou na superfície do mel, o plástico na superfície do azeite e o pedaço de borracha ficou na superfície do mel.
cada objecto afundou-se até ao nível do líquido que tem maior densidade do que a sua. Assim, os alunos puderam comprovar, através desta experiência, o seguinte:
- a densidade do plástico está compreendida entre o plástico e o azeite;
- o palito (madeira) é menos denso que todos os líquidos utilizados;
- a borracha é mais densa que o álcool, o azeite e a água, mas menos densa que o mel.
Após a verificação dos resultados, os alunos elaboraram o respectivo registo.
E assim, a pouco e pouco, se vai contribuindo para o implemento do espírito científico.
.
.
.
1 comentário:
Adorei a experiência.O mel é tão espesso que nenhum dos outros liquidos se conseguiu misturar com o mel.Adorei e espero que o fassamos mais vezes.
Enviar um comentário