quinta-feira, 29 de outubro de 2009

QUEM NÃO TRABUCA, NÃO MANDUCA!

.
É também com as histórias que aprendemos a viver e a conviver. Assim, e ainda relacionando esta actividade com a confecção do pão, a história "A Galinha Ruiva" mostra-nos como a colaboração de todos nas actividades do dia-a-dia é essencial para a sobrevivência individual e em grupo.
Isto do ganso, do porco e do gato não quererem ajudar a fazer o pão não caiu nada bem à Galinha Ruiva...
Eis o resumo desta história elaborado pela Maria Madalena, do 3º ano.
.

Era uma vez uma galinha com penas ruivas.
Um dia, a galinha foi passear com os seus pintainhos e encontrou um grão de trigo. Depois disse aos seus vizinhos, ao ganso, ao gato e ao porco:
- Olhem o que encontrei! Quem me quer ajudar a semear o grão de trigo?
- Eu não, estou muito ocupado! - disse o ganso.
- Eu não! - disse o gato.
- Eu não, estou a relaxar - disse o porco.
- Então está bem. Eu semeio sozinha.
Mais tarde, foi dizer aos vizinhos se a queriam ajudar a ceifar e todos disseram que não, novamente. A galinha foi fazer tudo sozinha.
Depois de levar o trigo ao moinho foi perguntar se os seus vizinhos a queriam ajudar a amassar. Mais uma vez, não quiseram dar uma ajuda.
A Galinha Ruiva foi perguntar se queriam ajudá-la a meter o pão no forno, mas ninguém se ofereceu. E ela voltou a fazer tudo sozinha.
Depois perguntou se queriam ajudá-la a comer o pão e eles disseram logo que queriam, com grande apetite! Mas a galinha disse que não iriam comer, porque eles não a tinham ajudado a fazer nada.
.

Sem comentários: