quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

PROJETO VER - FAZER

.
.
Tinham comunicado que estariam na escola às 10 horas e foram pontualíssimos. Chegaram descontraídos, com um olhar de quem acredita no que faz, prontos para passar a sua mensagem. Eram o Tiago e o Roberto, da Companhia de Teatro Este, que têm andado pelas escolas a desenvolver o Projeto Ver-Fazer.
.
.
Com ideias e métodos bem definidos, começaram por dispor a sala do modo mais conveniente. Depois... bem, depois as palavras e os gestos começaram a insinuar-se, a produzir efeito, levando os alunos para o cenário que mais lhes interessava. 
.
.
Criaram uma curta situação cénica, improvisando, prendendo os alunos a cada fala, a cada pormenor, inserindo-os por completo no enredo. Depois, já com a plateia na mão, questionaram sobre o que os alunos viram, sondaram a sua perceção, desafiaram-nos a ousar sugerir novas situações, diferentes posturas dos atores...  
.
.
Os alunos aceitaram o repto e começaram a sugerir novas situações, diferentes características das personagens. Era o que Tiago e o Roberto queriam. Continuaram a ouvir, a incentivar, até que se conseguiu o suficiente lastro para nova representação, sempre com base na improvisação.
Os alunos, no final, aplaudiram de forma espontânea. Queriam mais, mas agora só na Moagem, local onde irá decorrer a segunda sessão.
A coisa promete, ó se promete!
.
.

1 comentário:

Matilde Saraiva disse...

O Roberto e o Tiago foram muito divertidos!!!