quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A ETERNA QUESTÃO DA ÁGUA

.
.
A água é um bem fundamental, muito mais que qualquer outra riqueza material. Devido à sua abundância, num planeta em que este precioso líquido cobre cerca de dois terços da sua superfície, foi sempre deixada para segundo plano, como se estivesse sempre à mão. Mas não é bem assim. A quase totalidade de água do planeta é salgada (97%) e dos restantes 3%, reservados à água doce, a maior parte está concentrada nas calotas polares, restando uma ínfima parte para consumo ao alcance do homem.
Os desmandos dum progresso a todo o vapor, contudo, têm originado sequelas de toda a ordem, com a fauna e a flora do planeta a registarem convulsões significativas: é que a água está cada vez mais poluída.
Ontem, em mais uma sessão do Projeto "Água é Vida", Susana Nascimento, técnica responsável pelo mesmo, esteve na nossa escola para alertar para a necessidade da mudança de comportamentos. Os alunos serão os adultos de amanhã e nada melhor, para promover as atitudes e os comportamentos certos, que "investir" na sua sensibilização. Para isso mostrou imagens da crescente desagregação ambiental em todo o mundo, sempre numa linguagem adequada, pois é claro.
A dada altura da sessão, e perante o quadro negro que se desenhava, a técnica foi questionada se ainda havia esperança. A resposta, dita de forma clara e convicta, foi positiva. Tudo depende do comportamento individual de cada um, da forma de como soubermos lidar com este bem tão precioso, sem o qual não há vida: com respeito e sem abusos. 
Os alunos pareceram entender, como que portadores duma corrente que se pretende que chegue a todos. Só assim o futuro poderá ser sorridente.
.
.

Sem comentários: