terça-feira, 16 de janeiro de 2018

DIGA BOM DIA COM MOGANGO...

.
.
Começar bem o dia é meio caminho andado para a vida nos sorrir. Tomando por verdadeira a afirmação, por que não iniciá-lo em modo adocicado?
Hoje, na escola, o mogango foi rei. Sem coroa, diga-se, que por aqui gosta-se de simplificar as coisas, sem amarras, de modo a que cada um construa, paulatinamente, a sua visão do mundo.
.
.
Os mogangos já tinham chegado há tempos, trazidos por alguns alunos - hoje chegaram mais dois - e havia que dar-lhes destino, um doce destino. Vai daí, as nossas assistentes operacionais - a Teresa, a Cecília e a Isabel - começaram, logo de manhã, a descascar e a cortar os mogangos em pedacinhos, numa empreitada que, conjugada com açúcar e pau de canela, iria demorar algumas horas.
.
.
As aprendizagens, em conceito de sala de aula, são a base do edifício que se pretende construir, mas é necessário complementá-las, amiudadas vezes, com o concreto daquilo que nos envolve. Só assim o puzzle ganha a devida forma. Há, pois, que dar cor e conteúdo a toda a incrível curiosidade que envolve o mundo de cada criança, à sua enorme vontade de perceber as coisas.
.
.
Alguns alunos tiveram a sorte de provar hoje o produto final, mas para a maioria, por imperativo de horários, isso só acontecerá amanhã. Talvez, quem sabe, e resgatando a memória duma antiga publicidade, a coisa comece assim:
Diga bom dia com mogango...
.
Nota - Um especial bem-haja à Comissão Fabriqueira da Igreja pela cedência de todo o equipamento necessário. A solidariedade, por aqui, funciona mesmo.
.
.

1 comentário:

Joana Matias disse...

Deve estar uma delicia :D