quinta-feira, 23 de março de 2017

TRAVESSIA DE MÃOS DADAS

.
.
Ontem decorreu mais uma sessão do projeto "Crescer de Mãos Dadas". As crianças de 5 anos do Jardim de Infância de Aldeia de Joanes passaram a manhã na nossa escola junto dos alunos do 1.º ano.
Desta vez, numa partilha de ideias, atitudes e emoções, procurámos estimular a discussão sobre comportamentos assertivos, partindo de atividades sugeridas no projeto DEPAA, nomeadamente, "Gestão de Relações Interpessoais" e "Gestão do comportamento em sala de aula".
.
.
A sessão iniciou-se com a visualização do vídeo "A Ponte" que entusiasmou os alunos para dialogarem e refletirem sobre as atitudes e os comportamentos (in)corretos das personagens, bem como sobre as consequências desses comportamentos.
.
.
Para se manifestarem sobre comportamentos alternativos aos adotados no vídeo, alguns alunos dramatizaram a situação e surpreenderam na forma como resolveriam o problema em causa.
.
.
Seguidamente, as crianças foram desafiadas a participar no jogo do lenço. Com esta atividade mais lúdica, procurámos que as crianças interiorizassem a importância de controlar os comportamentos e de obedecer às indicações dadas.
.

.
A importância do diálogo na resolução de conflitos, a capacidade de saber ouvir e saber cumprir foram alguns dos passos dados nesta travessia, de mãos dadas, e com as cores da amizade. Esperemos que as atitudes espelhem, cada vez mais, muitas das palavras que juntos aqui partilharam!
.
.
No final da manhã, lá se despediram ao som da canção "Ter amigos é tão bom!".
.

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa!