domingo, 17 de maio de 2015

PROBLEMA DA SEMANA - RESULTADOS

.
Boa tarde a todos!
Numa altura em que, pelo país, se esboçam festejos de diferentes quadrantes, por aqui limitamo-nos à modéstia de comentar mais uma edição do problema da Semana. Na euforia do bi, que venha para nós, num diferente "campeonato", o tri (!), já que amanhã os alunos do 4.º ano lá estarão, no seu posto, para enfrentarem os exames nacionais.
Dito isto, vamos lá esclarecer a questão proposta para esta semana, em que um elemento dum grupo de amigos, numa ida ao museu, não pagou bilhete. Quem seria?
Se repararem bem, para além de outros dados determinantes, o enunciado do problema, ao referir-se aos vários protagonistas, ressalva que "só um deles mentiu". Assim sendo, vamos analisar as probabilidades de culpa de cada um.
Ana - Se fosse a Ana, mentiriam a Ana, o Pedro e o Carlos. Não foi ela.
Carlos - Para ser o Carlos, mentiria ele e o Pedro. Não foi o Carlos.
Mário - Para a culpa ser atribuída ao Mário, mentiria ele e o Carlos. Não foi ele, portanto.
Pedro - Após analisarmos a probabilidade de culpa dos amigos, e por exclusão de partes, resta o Pedro. Seria mesmo ele? O melhor é verificarmos, caso seja ele o culpado, quantas pessoas estão a mentir.
"- Eu não fui, diz a Ana." Em caso de culpa do Pedro, a Ana fala verdade.
"- Foi o Pedro, diz o Carlos." Outra afirmação verdadeira.
"- Foi o Carlos, diz o Mário." Aqui está a mentira.
"- O Mário não tem razão, diz o Pedro." A derradeira afirmação verdadeira. Assim sendo, o Pedro foi mesmo o culpado.
Apesar de o Guilherme ser o pimeiro a referir o Pedro como culpado, a verdade é que, posteriormente, ele preferiu a Ana como solução. Assim sendo, o vencedor desta edição do Problema da Semana é a Mariana, que não hesitou em apontar o dedo ao Pedro, tendo também respondido corretamente o Alexandre e a Matilde Saraiva. Parabéns, Mariana!
Sexta-feira cá estaremos de novo. Até lá, uma boa semana, principalmente para os alunos do 4.º ano, a quem desejamos as maiores venturas!
.
.

4 comentários:

Bernardo disse...

parabéns Mariana

Filipa 3 ano disse...

parabens Mariana!!

Afonso 3 ano disse...

Muitos parabéns amanhã diz me na escola se é a primeira vez que ganhas te o problema da semana ????

Tomás3•ano disse...

Parabéns Mariana.=-O