quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CULTIVAR A POESIA

.
Na sala do 3.º ano, a leitura de poemas e a reescrita de outros semelhantes continua a dar "frutos".
Desta vez, a exploração do poema "A sementeira" de Luísa Ducla Soares levou à divertida criação de quadras onde a mentira e a verdade se misturam no mundo da fantasia.
Se algo queremos colher, é preciso primeiro aprenderem a semear... :)
.
Semearam palavras, colheram poesia...
.
Semeei na minha mochila............................................Semeei lá no meu quarto
maçã, pera e banana:....................................................uma coelha encantada:
passada uma hora.........................................................nasceu uma estranha turma
nasceu uma cabana. .....................................................muito desarrumada.
    (Afonso Carrasco) ............................................................................................................(Filipa Carvalho)
.
Semeei na minha quinta .............................................. Semeei na minha quinta 
a malandreca da Rita:  ...................................................um trator vermelho:
ficou lá dois dias...........................................................  passada uma semana
e nasceu uma sanita. .................................................... nasceu um escaravelho.
    (Alexandra Abrantes) ........................................................................ (Guilherme Duarte)
.
Semeei na minha viola ..................................................Semeei na minha quinta
uma pintarola: ................................................................ um grande marmeleiro:
nasceu uma bola ............................................................ passado ano e meio
chamada Carambola. ................................................... ..nasceu um pasteleiro.
    (Alexandre Bento) ..........................................................................................................   (Joana Agostinho)
.
Semeei na minha quinta ............................................... Semeei na minha quinta
uma bonita escola: .......................................................  uma bonita flor
passado um bocadinho ................................................ quando chegou a primavera
nasceram coelhos numa cartola. ..................................nasceu a Leonor.
    (António Solipa) ........................................................................................... ................... .. (Leonor Marques)
.
Semeei no meu campo ...................................................Semeei no meu chão
uma folha de papel: ........................................................ livros com longas tranças:
nasceu uma fada dos dentes .........................................nasceram professores
chamada Gabriel. ............................................................numa escola com crianças.
    (Ariana Tinalhas) ............................................................................................................... (Margarida Matos)
.
Semeei no meu quintal .................................................. Semeei na minha quinta
uma prenda de Natal: ....................................................  um boletim de totobola
nasceu um grande menino ............................................ nasceu uma bela dama
com barba e avental. ...................................................... a tocar viola.
    (Bernardo Martins) .............................................................................................................. (Mariana Martins)
.
Semeei no hospital ......................................................... . Semeei na minha quinta
as minhas pequenas muletas .......................................... um cachorro e um cão.
delas vieram nascer ........................................................ .E o que foi lá nascer?
umas lindas borboletas. .................................................  .Um enorme coração!
    (Daniela Mendes) ............................................................................................... .......................(Rúben Pinto)

Semeei na minha testa ....................................................Semeei na minha mala
três salsichas em lata: .....................................................um telefone sem bateria:
nasceu algo tão estranho ...............................................nasceu uma vaca gordinha
parecia uma barata. ..........................................................que tinha muita mania.
    (Diogo Monteiro) ...................................................................................................................... (Sara Marques)
.
Semeei no meu cabelo ......................................................Semeei na minha pena
uma grande mosca morta. .................................................dez almofadas a cantar:
O que será que vai nascer? ............................................. nasceram vinte galos
Uma bota ou uma torta? ....................................................a miar, miar, miar...
    (Eduardo Lopes) ......................................................................................................................... (Tomás Matos)
.
Semeei na minha chaminé
um pó bem negro e preto:
nasceram um casal e um bebé
a fazer um grande cafoné;
também nasceu um velho ché-ché
a cantar "Ola-ri-ló-lé"!
 (Miguel Oliveira)
....

2 comentários:

Guilherme Duarte 3.ºano disse...

Que grande adorei a poesia.

miguel 3º ano disse...

Adorei esta poesia será que quando eu me tornar um verdadeiro escritor acho que não vou ter tanta imaginação como este montinho de alunos escritores.Eu até já estava a pensar em fazer uma batalha de histórias contra estes escritores.