segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PESQUISAR PARA APRENDER

Todos sabemos que há tarefas que nos dão maior prazer do que outras. Independentemente da opinião de cada um, isto também se aplica aos trabalhos de casa.
Hoje de manhã, os alunos do 2.º ano estavam "em pulgas" para mostrarem a pesquisa sobre animais que, entre outras opções, a maioria tinha escolhido fazer durante o fim de semana.
Trabalhar um texto informativo leva o seu tempo, mas como o caminho se faz caminhando... Por agora, motivação não lhes falta, pois eles evidenciam muito gosto em conhecer, neste caso, o mundo animal que habita o nosso Planeta!
Eis alguns registos das informações recolhidas. 
.
Macaco
.
Os macacos são mamíferos que fazem parte de um grupo de cerca de 250 espécies chamadas primatas. A grande maioria dessa espécie vive em países com alta temperatura e alimentam-se diariamente com frutas e sementes, sendo a banana a sua fruta favorita.
Há diversas espécies de macacos, como por exemplo: orangotangos, gorilas, chimpanzés... Esses animais são considerados os mais próximos das características do Homem, existindo um grande estudo por parte dos cientistas em relação à evolução do Homem a partir dos macacos.
Os macacos, geralmente, possuem um cérebro grande, o que os torna animais muito inteligentes e capazes de desenvolver novas habilidades.
.
Pesquisa: Dinis Santos - 2.º ano
.

Chita com a sua ninhada
.
A chita é o animal mais veloz da Terra. É capaz de correr até 110 km/h, em distâncias curtas.
Vive na savana, só ou em pequenos grupos constituídos por uma fêmea e a sua ninhada, ou por dois ou três machos aparentados entre si.
As fêmeas costumam parir 3 ou 4 crias, das quais somente se ocupam as próprias.
É um animal predador que caça as suas presas através de perseguições a alta velocidade. A chita é um animal carnívoro e alimenta-se essencialmente de gazelas, zebras, lebres, aves...
O seu pelo amarelado, salpicado de manchas negras, torna-a num animal lindíssimo.
Na Antiguidade, a chita foi domesticada e utilizada para abater peças de caça.
Hoje já só restam entre dez a quinze mil exemplares.
 
Pesquisa: Daniela Mendes - 2.º ano

  

2 comentários:

andre disse...

Estou curioso

Guilherme Duarte 2 ano disse...

O mais giro é o do Dinis gosto muito