quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DESFOLHADA NA ESCOLA

.
.
O outono é tempo de desfolhadas. 
Nesta altura o milho já está maduro. É preciso colhê-lo. Na terça-feira passada, dia 9 de outubro, fomos a um milheiral apanhar maçarocas de milho que foram transportadas para a nossa escola. Foi um trabalho um pouco cansativo, mas ao mesmo tempo divertido. No meio de tantas canas, sentimo-nos exploradores à procura de tesouros (as maçarocas).
Hoje chegou o dia da desfolhada. Todos se trajaram à moda antiga (coletes, chapéus, boinas, saias rodadas, lenço). Estávamos bonitos e parece que recuámos ao tempo de Júlio Dinis (Pupilas do Senhor Reitor). Com cuidado, tirámos o folhelho das maçarocas ao som da música popular do acordeão. Havia um ambiente de amizade, solidariedade, aprendizagem e de festa.
Era hora de descansar um pouco, de lanchar e saborear as deliciosas papas de carolo com canela. Estavam deliciosas. A Teresa sabe!
O pior estava para vir. Debulhar o milho, ou seja, separar os grãos de milho do carolo. Não é fácil! Os nossos dedos que o digam! Alguns até ficaram com bolhas. Contudo, ficávamos contentes e entusiasmados quando as nossas mãos juntavam os grãos e tínhamos um monte. E dava-nos vontade de continuar.
Tivemos oportunidade de dançar, cantar e até de comemorar o aniversário do nosso colega Francisco.
Só foi pena não ter aparecido uma maçaroca de milho-rei.
.
Texto coletivo - 4.º ano
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi um dia muito divertido...nunca me tinham cantando tantas vezes os Parabéns! Obrigado

Francisco 4.ºano