sábado, 5 de dezembro de 2009

PROBLEMA DA SEMANA - RESULTADOS

.
Ontem, perto das 20 h, tinha tudo a postos para publicar um novo problema da semana, desta vez com um maior grau de dificuldade. A ideia era pôr as famílias a conjecturar possíveis respostas, dando azo a momentos de partilha. Estava tão preocupado em fazê-lo à hora convencionada que não fiz o óbvio: ler o que tinha escrito.
Entretanto o relógio marca as oito da noite e, de imediato, clico no "Publicar Mensagem". Para meu espanto, as respostas surgem quase de seguida. Comecei a lê-las e pensei, para comigo, que toda a gente se estava a precipitar. Resolvi fazer um comentário de incentivo mas, entretanto, o meu filho mais novo começou a ler o problema. Disse-lhe que não estava a ler tudo, que faltava qualquer coisa. Perante a sua insistência, espreitei o texto publicado. Foi então que me apercebi que faltavam lá três palavras que faziam toda a diferença na sua resolução. Ou seja, no blogue apareceu isto,
.
O Pedro andava a fazer uma colecção de selos, mas depois desinteressou-se, e resolveu oferecê-la aos irmãos. Começou por dar 27 selos ao João, o Manuel recebeu metade e o Fernando ficou com os últimos 20.
Quantos selos tinha a colecção do Pedro?
.
quando deveria ter aparecido isto:
.
O Pedro andava a fazer uma colecção de selos, mas depois desinteressou-se, e resolveu oferecê-la aos irmãos. Começou por dar 27 selos ao João, o Manuel recebeu metade dos que restavam e o Fernando ficou com os últimos 20.
Quantos selos tinha a colecção do Pedro?
.
De qualquer modo, que não fiquem dúvidas quanto ao grande vencedor do problema deste fim-de-semana, a Adriana Pereira, que respondeu num tempo record. Para ela, os nossos parabéns!
Agora que esta questão está arrumada, não quis deixar de partilhar convosco o percalço referido anteriormente (mea culpa), ao mesmo tempo que lanço o repto: quem consegue deslindar a resolução do texto que estava previsto?
Um novo chocolate aguarda o vencedor!
.
.


11 comentários:

Micaela disse...

O Pedro,na sua colecção tem 67 selos.

Anónimo disse...

quem vai ganhar prof. agostinho?

margarida disse...

eeeeeu vou ganhar!

margarida alves

João disse...

O Pedro tem 67 selos

20 + 20 + 27 = 67

João Batista

Anónimo disse...

O Manuel ficou com metade e o Fernando ficou com a outra metade ou seja 40:2=20.
A coleção do Pedro tinha 67 selos.

Laura Almeida 4º ano

Anónimo disse...

67

Anónimo disse...

O Pedro tem 67 selos.
Adriana Pereira

Anónimo disse...

Eram 67 selos....
27+20+20=67


Henrique, 2º ano

Anónimo disse...

o pedro na sua coleção tem 67 selos.


fili+a correia

Anónimo disse...

Catarina disse
O Pedro,na sua colecção tem 67 selos.
6 de Dezembro de 2009


Catarina Jerónimo

AC disse...

Micaela, o chocolate é teu. Parabéns!