quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O TESOURO DA LIBERDADE


Hoje na aula o professor leu-nos o livro "O Tesouro", de Manuel António Pina.
A história é muito gira, fala sobre um país muito bonito mas onde não havia liberdade. Mas um dia muitos soldados saíram dos quartéis, pegaram nas suas armas e foram pelas ruas com cravos vermelhos. Até as mulheres com os filhos ao colo foram para a rua gritar "O povo, unido, jamais será vencido".
A partir daí as pessoas começaram a viver melhor, por isso a Liberdade é um verdadeiro tesouro.
.
Pedro Soares - 3.º ano
.
No dia 25 de Abril Portugal recuperou o seu maior tesouro. A liberdade é o maior tesouro que nós, os Portugueses, jamais tivemos.
Portugal tem uma flor especial, é o cravo.
Portugal quando era controlado era uma pedra, mas no fim da revolução Portugal abriu uma grande flor, que deitou um cheiro de alegria que dizia "Viva a Liberdade!"
.
Carlos António - 3.º ano
.
A liberdade é uma das coisas mais importantes do país. Sem liberdade ninguém podia fazer nada, por isso é que a liberdade é tão importante.
Antigamente as meninas e os meninos andavam em escolas separadas. Meninas dum lado, meninos do outro. E as pessoas, quando levavam amigos para casa, tinham que trancar as portas e as janelas e tinham que falar baixinho, porque se fossem apanhadas a dizer mal do governo iam presas, ou ainda pior.
Mas ainda bem que se abriram as portas da liberdade. As pessoas conversam mais alto e as meninas e os meninos já podem dar a mão e abraçar-se.
As mães e os pais trouxeram os filhos para a rua e choraram de alegria. Isso aconteceu no dia 25 de Abril, que é um dia muito especial.
.
João Pedro Salvado - 3.º ano
.
Hoje ouvimos a história "O Tesouro", de Manuel António Pina.
Eu adorei a história. O professor leu que na escola as raparigas tinham de ir para uma sala e os rapazes para outra.
As raparigas não podiam usar calças e os rapazes tinham de ir para a guerra.
Na nossa escola havia dois portões, um para as raparigas e outro para os rapazes.
.
Beatriz Correia - 3.º ano
.

2 comentários:

Luísa Braga disse...

E viva a liberdade e a sã convivência entre todos os meninos e a meninas, todos os credos e raças!!

Anónimo disse...

Beatriz Correia o teu texto esta maravilhoso eu adoro o teu texto queres saber porquê?Porque esta bem escrito.Apesar de tu te portares mal escreves tao bem que eu nao consigo escrever como tu.
BJS DA TUA AMIGA MICAELA AMARAL