terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A HORTA

Ilustração: Beatriz Esteves - 3.º ano

Em Estudo do Meio as plantas estão na ordem do dia e, claro está, quando se mencionaram as comestíveis tinha que se falar de hortas.
.
Na minha quinta tenho uma horta. É uma horta grande e temos lá couves, alfaces, salsa...
No Inverno não há muita coisa mas, quando for Primavera, já vai haver muito mais: ervilhas, favas, batatas, cerejas...
Sou eu, a minha mãe e o meu pai que tratamos desta horta. Dá muito trabalho, mas nós gostamos, porque depois temos legumes e hortaliças com muita fartura.
Eu sei o que é preciso fazer para ter uma boa horta: temos de preparar a terra, semear ou plantar, regar, adubar e, por fim, colher.
Aquilo que eu gosto mais de fazer é regar. Quando está calor sabe bem regar e deixar tudo fresco. E que bom que é ir à horta, apanhar uma cenoura, lavá-la e comê-la mesmo ali!
.
Texto elaborado por Diogo Marques, do 3.º ano, na aula de apoio educativo
.
O meu avô tem uma quinta e tem lá uma horta. Nesta altura há na horta alfaces, salsa, rabanetes, couves, cenouras, nabos...
Eu e o meu avô tratamos da horta: semeamos, plantamos, cavamos, regamos e colhemos. Depois vamos ao Fundão e vendemos legumes na Praça.
Dá muito trabalho, mas nós divertimo-nos e gostamos de estar um com o outro.
A nossa horta é a melhor que eu já vi!
.
Texto elaborado por Rui Miguel Santos Brito, do 3.º ano, na aula de apoio educativo
.RuiRuRRR

.

2 comentários:

AC disse...

Gostei do vosso texto, fizeram um bom trabalho.
Um dia destes convidam-nos para uma visita guiada à vossa horta, pode ser?

fernandassalgueiro disse...

Também fiquei com vontade de conhecer estas hortas! Devem estar bem tratadas.
Ah! E espero que haja uma cenoura pronta a lavar e a comer mesmo ali!