sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A ESTACA QUE AMBICIONA SER PERFUME

.
Esta semana os alunos do 3.º ano ficaram a saber que as plantas se reproduzem por semente e por estaca.
Como achamos que a melhor forma de consolidar as aprendizagens é comprová-las na prática, resolvemos plantar algumas roseiras no nosso jardim, pois estas plantas reproduzem-se por estaca.
Pedimos a ajuda da Teresa, que cortou três ramos de uma roseira grande para nós plantarmos.

Depois de feitos os buracos, colocámos um ramo (estaca) de roseira em cada um.


Também colocámos em cada buraco, junto dos ramos de roseira, dois ou três grãos de milho.
A Teresa, que já teve uma loja de plantas, informou-nos que os grãos, como germinam muito depressa, ajudam os ramos de roseira (ou de qualquer outra planta) a formar a raíz.

Não foi preciso regar porque tem chovido muito.
E pronto, agora é só esperar para ver se as roseiras pegam. Se isso acontecer, o nosso jardim ficará, no futuro, um pouco mais colorido e perfumado.

Quem diria que uma simples estaca poderia dar origem a um perfume?

.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu nesta noite fui ver e a minha mãe e eu adeus.


Rui Miguel Santos Brito

AC disse...

Olá, Rui!
Ainda bem que trouxeste a tua mãe para ver o blog, espero que ela tenha gostado.
Um abraço e um bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Cá estou eu outra vez...
Pelo que eu vi nas fotos quem fez a maioria da plantação foi a Ângela, pois a minha mãe apenas estava a segurar... Por isso quem merece os parabéns é a Ângela.
Continuem para o jardim ficar bonito.
P.S.: Bom fim de semana Sr. Professor Agostinho. Até Segunda-Feira. Beijos da Xana.

Anónimo disse...

que lindas rosas a nossa Primavera será presenteada...
Dulce AlmeidA

AC disse...

#Xana, ainda bem que te estás a habituar a vir aqui. A forma como falas da tua mãe revela que tens com ela uma grande cumplicidade, e ainda bem que assim é. Acrescento que tens muitas razões para te orgulhares dela, pois é uma verdadeira lutadora. Aqui na escola, por exemplo, o seu empenho tem sido exemplar. Cuida bem dela, hem?

#Dulce, obrigado por ter vindo e por ter comentado. Todos nós sabemos que muitos Encarregados de Educação vêm ao blog, mas poucos se expôem a fazer comentários. Espero que mais pessoas lhe sigam o exemplo.

Anónimo disse...

Gostei muito de aprender a fazer reproduçao por estaca e agora vou continuando a plantar como a D.Teresa e o senhor professor Agostinho me ensinaram a plantar e agora ja sei.
OBRIGADO SR.PROFESSOR AGOSTINHO E D.TERESA!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

micaela

Anónimo disse...

Eu fui ver o blog com a minha mãe.Nós gostámos muito e a minha mãe ficou admirada com o nosso trabalho.Até breve! Queremos vir aqui mais vezes.

Rui Brito

Anónimo disse...

Isto que os alunos do 3.º ano fizeram foi a plantação por estaca. Yan Gonçalves Pereira.