segunda-feira, 4 de junho de 2018

BONS E MAUS CONDUTORES ELÉTRICOS

.
.
Quarta-feira, 30 de maio. Para depois de almoço estava programada mais uma sessão do "Ciência Sobre Rodas", a cargo dos professores Fernando e Paula, e, à hora convencionada, como seria de esperar, lá estavam eles, com diverso material no bornal, prontos para ajudar os alunos do 4.º ano a identificar bons e maus condutores elétricos. 
.
.
Distribuído o material pelos diversos grupos, havia que situar os alunos no contexto. E, após um preâmbulo em que veio à baila a definição de bons e maus condutores elétricos, os alunos foram encaminhados para a questão/problema, equacionada por eles: quais são os bons e os maus condutores?
.
.
Para responder à questão, os alunos começaram por montar um circuito elétrico, utilizando uma bateria (pilha), fios condutores, uma lâmpada e um suporte para a mesma. Depois de constatarem que tudo estava em condições (a lâmpada acendia) foram introduzindo no circuito diversos materiais: um objeto de ferro (clip), outro de alumínio, uma borracha, uma lâmina de vidro, um pedaço de madeira, tecido, cortiça...
.

.
Os testes foram-se sucedendo, sempre com o devido registo.
.
.
.
.
No final, a constatação:
- a lâmpada acendeu com a introdução no circuito de um clipe, de um pedaço de alumínio, de um brinco (ouro), de uma moeda, da armação (metálica) de uns óculos... são bons condutores elétricos.
- a lâmpada não acendeu quando foram introduzidos no circuito uma borracha, uma lâmina de vidro, um pedaço de madeira, uma régua de plástico, tecido, cortiça... são maus condutores elétricos.
.
.
Depois disto tornou-se fácil perceber a razão de os fios elétricos se encontrarem revestidos por uma espécie de borracha. É que ninguém gosta de apanhar um choque. :)
Terminada a atividade experimental, fácil se tornou definir uma resposta para o problema: os bons condutores são, geralmente, metais.
.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

30 de junho ou 30 de maio???
...é o final do ano a provocar cansaço...

Que venham as merecidas férias!

Joaquim Gouveia

AC disse...

:)
Tens razão, o cansaço começa a dar sinais...
Já corrigi. Obrigado.

Abraço