sexta-feira, 11 de maio de 2018

VISITA A BOGAS DE CIMA E A JANEIRO DE CIMA

.
.
.
Os alunos do 2º ano no dia 10 (quinta-feira), realizaram uma visita guiada a Bogas de Cima e Janeiro de Cima. 
A visita estimulou os alunos dado o seu caráter motivador, saída da escola, convivência com uma realidade diferente. Em Bogas de Cima puderam ver a D. Arminda a trabalhar num tear e assistiram a um visionamento de um powerpoint sobre a vida das abelhas. 
Concluindo que as abelhas são insetos que formam sociedades altamente organizadas, que podem chegar até 100 mil indivíduos. Nessas sociedades existem três castas: as operárias, a rainha e o zangão. As abelhas operárias especializadas para a colheita do pólen, sendo delas a responsabilidade de colher o néctar das flores, alimentar as larvas, produzir cera para construção da colmeia, além da conservação, segurança e limpeza da colmeia. O néctar colhido por essas abelhas é transformado em mel. As larvas de operárias e de zangões são alimentadas principalmente com mel, enquanto certas larvas são alimentadas com geleia real e transformam-se em rainhas. Em geral, a primeira rainha que nasce elimina as outras, ficando apenas uma por colmeia. 
No final cada aluno saboreou o mel da região. 
.
.
.
De seguida rumamos a Janeiro de Cima, em direção ao Parque Fluvial, onde foi o almoço e os alunos se divertiram, brincando. 
Por último fomos à Casa das Tecedeiras, onde alguns alunos trabalharam no tear. 
Foi um dia diferente e agradável e os alunos adquiriram novos conhecimentos.
.
Susana Gaspar
 .
.
.
.

Sem comentários: