quarta-feira, 9 de maio de 2018

VISITA À TWINTEX E AOS FONTANÁRIOS DE ALDEIA DE JOANES

.
.
Uma escola, para se manter viva, tem que estar ligada à corrente. É assim que, para além dos projetos de mote próprio, procuramos, com um olhar circundante, aproveitar tudo o que de bom nos é oferecido. É o caso do Projeto "Água é Vida", promovido pelo Gabinete Qualidade de Vida, da Câmara Municipal do Fundão, coordenado por Susana Nascimento, que procura alertar as nossas crianças para a problemática da água. Nesse contexto, planificou-se uma visita em que se procurou conciliar o tradicional com a modernização, ou seja, dar a conhecer as formas de antanho da exploração da água - fontanários - ao mesmo que, na visita à Twintex, se apontava a novos rumos, a novas formas de aproveitamento dum recurso tão fundamental.
.
.
Ontem calhou a vez às turmas do 1.º e do 3.º ano. Na próxima segunda-feira, se tudo decorrer a contento, caberás às turmas do 2.º e do 4.º ano entrar na liça. À sua espera terão, tal como ontem tiveram os colegas, a história dos vários fontanários da aldeia, viagem aos passado que os ajudará a construir um passado que, bem vistas as coisas, não é assim tão longínquo.
.
.
Mas não é só de passado que se constrói uma perspetiva de vida. O futuro conjuga-se no presente, bem visível nas instalações da Twintex, moderna fábrica onde a visão dos seus gestores contempla, para além de vertentes mais económicas, o aproveitamento da energia solar e das águas da chuva na sua laboração.
Surpreendidos? Os nossos pequenos jornalistas, muito em breve, darão notícias.
.
.

Sem comentários: