quarta-feira, 30 de maio de 2018

ÁGUA É VIDA

.

.
A água. Dê as voltas que o mundo der, sejam quais forem os contextos, o tema é sempre pertinente.
Ontem, nas instalações do Seminário do Fundão, alunos de várias escolas (para além da nossa escola, vimos por lá alunos do Alcaide, de Vale de Prazeres, da Escola de Santa Teresinha...) tiveram oportunidade de assistir a uma palestra sobre a água: da sua importância, da necessidade de a preservar, da aquisição de comportamentos para que, cada vez mais, a água seja encarada como um bem indispensável, precioso, único...
.
.
No palco, procurando sensibilizar os mais novos, um elemento da Águas de Portugal, que tentou dar o seu melhor. Falou das questões essenciais do tema, isso é verdade, o conteúdo estava adequado, mas a forma...!
.
.
Para bem comunicar, nos dias que decorrem, já não bastam as boas intenções. Há que descortinar formas eficazes para a mensagem passar, que ter em conta as características do público-alvo, procurar formas de o "agarrar". Caso contrário, por melhores que sejam as intenções do emissor, e eram, o canal de comunicação dificilmente funcionará. É que, com uma plateia de cerca de 200 alunos, passar cerca de uma hora a falar, convenhamos que seria difícil que a mensagem passasse com alguma fluência.
.
.
No final, a constatação: os miúdos estiveram bem (eles, quando para lá foram, até já sabiam a lição), respeitando o outro lado, o palestrante deu o seu melhor. Ficamos-lhe gratos por isso.
.
.

Sem comentários: