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Começaram por numerar os copos: 1, 2 e 3.
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É costume por aqui ir dando protagonismo aos alunos, à medida que desenvolvem competências, no desenvolvimento de certos trabalhos: ganham experiência, desenvolvem novos atributos, aumentam a autoestima.
Encontrando-se a turma a estudar a relação entre os estados físicos e a temperatura, a Matilde Saraiva e a Maria Benedita prontificaram-se, esta semana, a contribuir para a resposta à seguinte questão: por que razão se utiliza sal nas estradas geladas?
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Elas reuniram-se, prepararam a sessão e, no dia da sua performance, apresentaram os seguintes materiais: água da torneira, três copos de plástico, sal de cozinha, copo medidor, colher, caneta de acetato, termómetro e, à sua disposição, um congelador.
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Começaram por numerar os copos: 1, 2 e 3.
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A seguir, servindo-se dum copo medidor, colocaram 50 ml de água em cada copo.
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Depois, meticulosamente, adicionaram uma colher de sal no copo 2 e três colheres de sal no copo 3. O copo 1 ficou isento de sal.
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Seguiu-se a medição do congelador: estava com - 9º.
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Por fim, concluídos todos os preceitos, colocaram os três copos no congelador.
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A partir daqui havia que registar observações, de 30 em 30 minutos, durante 5 horas.
Excetuando, por motivos óbvios, a hora de almoço, registaram-se as seguintes observações.
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O aspeto final dos três copos |
Todos puderam verificar que a água no copo 1 (sem sal) demorou menos tempo a solidificar. Logo, quanto maior a quantidade de sal, mais tempo demora a solidificar a água.
Conclusão: o sal é utilizado nas estradas porque, quando misturado com gelo ou neve, faz diminuir o ponto de fusão, ou seja, a água com o sal funde a uma temperatura abaixo dos 0º C.
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Para a posteridade, aqui fica registado, com toda a razão, o ar de satisfação das nossas "cientistas" pelo seu bom desempenho.
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2 comentários:
Gostei de fazer com a Benedita esta experiência .
Também adorei partilhar a experiência com os meus colegas.
Foi uma experiência muito fixe. Lara Faria. :)
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