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No último dia de fevereiro, o prof. Fernando, que leciona no 3.º Ciclo, esteve na sala do 4.º ano, tal como já o fizera antes na sala do 3.º, para desenvolver uma aula sobre rochas, com particular incidência no no granito, no xisto, e no calcário.
Falou-se da composição de cada uma, do que pode influenciar a cor (clara, do acinzentado ao rosa), da textura. À laia de exemplo, os alunos ficaram a saber que o feldspato, o quartzo e a mica entram na composição do granito, que tem textura granular e que a cor é influenciada pela maior ou menor quantidade dos componentes.
Seguiu-se uma atividade experimental para testar se uma rocha é, ou não, calcário. Para isso socorreu-se de um conta-gotas com ácido e, com toda a cautela, depositava uma gota numa rocha. Se a gota provocasse uma efervescência, era sinal que era calcária (a calcite, componente maior do calcário, efervesce em contacto com o ácido).
Os alunos experimentaram (foram tomadas todas as medidas de segurança), testaram e, quando se verificava a efervescência, o sorriso era imediato.
No final, o registo da atividade.
No final, o registo da atividade.
Foi uma aula muito bem conseguida, sem qualquer dúvida. Obrigado, Fernando!
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3 comentários:
Gostei muito da experiência com a eletricidade!!!
Calma, Matilde. O relato da experiência com os circuitos elétricos irá aparecer, se tudo correr bem, na próxima terça-feira. :)
AQUILO FOI MESMO FIXE, QUEM ME DERA REPETIR!
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