quarta-feira, 7 de março de 2018

À DESCOBERTA DAS 4 CIDADES

.
A nossa turma do 1.º ano irá participar, este ano - começa este fim de semana - no Projeto "À Descoberta das 4 Cidades", que, com toda a certeza, irá proporcionar aos alunos experiências de vida que jamais esquecerão.
Mas... em que consiste este projeto? 
Para responder a esta questão, nada melhor que dar a palavra a um dos seus mentores e seu coordenador de há longa data.

23 Anos passaram sobre um sonho que se tornou realidade!
Uma aventura em torno do projeto À DESCOBERTA DAS 4 CIDADES iniciada no pretérito ano de 1994, fruto de uma geminação, ainda jovem, que no dia 11 de março de 1988, unira as cidades do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Stº António.
 Uma aventura só possível porque professores, autarcas e comunidades envolvidas acreditaram neste PROJETO como elemento potenciador de novas formas de ensinar e aprender, contribuindo de uma forma singular para a formação global dos alunos.
 Com o projeto À DESCOBERTA DAS 4 CIDADES propiciamos, mesmo aos alunos das nossas aldeias mais recônditas, a igualdade de oportunidades nas aprendizagens e nas vivências, tão diferenciadas e enriquecedoras.
 O percurso feito no terreno, com as várias ações educativas que, baseadas no trabalho de campo e de pesquisas a nível da gastronomia, do património material e imaterial, do jogo e do lazer, da fauna, flora e do património oral, permitindo-nos sistematizar toda a informação recolhida em publicações, de inegável valor, que foram produzidas e devolvidas a esta comunidade educativa alargada, constituída pelas cidades do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.
 É esta partilha de saberes, alicerçada num processo de DESCOBERTA devidamente estruturado e acompanhado que este Projeto protagoniza, proporcionando um ESPAÇO SINGULAR, no âmbito da geminação, sendo mesmo considerado pela Comissão de Educação da Assembleia da República “um projeto único a nível Nacional – sendo, por isso, uma boa prática educativa a replicar”.
 É este o percurso que nos HONRA e nos dá a força suficiente para continuar a afirmar: “QUANDO O HOMEM QUER A OBRA NASCE”!
 .
Joaquim Luís Gouveia, Coordenador do Projeto “À Descoberta das 4 Cidades”
.
.

Sem comentários: