sexta-feira, 18 de maio de 2012

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO FUNDÃO

.
Hoje, dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus e a turma do 4.º ano associou-se a este dia...
.
 .
Hoje, durante a tarde, deslocámo-nos ao Museu Arqueológico Municipal José Monteiro (Fundão).
Quando lá chegámos, fomos para uma sala onde os arqueólogos Miguel Dias e Leandro Tristão nos mostraram um Power Point sobre "Arqueologia", que é o estudo do passado através dos vestígios materiais encontrados. Foi uma apresentação interessante, pois aprendemos imensas coisas. Por exemplo, a importância da escolha dos sítios a explorar, a estratigrafia (escavação por camadas), o que se faz no trabalho de campo, as ferramentas que se utilizam (baldes, pás, picaretas, escovas, colher...), a necessidade de se fazerem registos, a recolha de materiais e o que se faz no trabalho de laboratório, como o estudo dos tipos de materiais, análises ao microscópio, desenhos e restauro dos materiais...
Vimos também algumas fotografias sobre sítios arqueológicos, por exemplo, a rota dos castros, as ruínas das habitações romanas, estradas, pontes...
Depois fizemos uma visita guiada ao museu. Vimos uma pedra gigante que foi encontrada nas Donas. Era enorme, maior que o senhor que nos dava as explicações. A exposição estava muito interessante e vimos vestígios e réplicas antiquíssimas: utensílios utilizados na pré-história, na Idade Média, na Idade do Bronze, na Idade do Ferro, pedaços de cerâmica, potes, moedas do tempo dos romanos, fontes, mós... O senhor disse-nos que, embora mais forte, o ferro se deterioriza mais rapidamente que o cobre, fiquei espantado, boquiaberto!
Na última parte da exposição, vimos um pote enorme encontrado na Capinha. Também vimos lápides escritas em latim que serviam para homenagear os deuses antigos.
A Arqueologia é uma ciência muito importante, porque nos ajuda a conhecer melhor o passado da nossa terra, do país e do mundo.
Antes de regressarmos à escola, ainda nos tiraram uma fotografia junto ao mural e disseram-nos que ía ser publicada no facebook do museu.
Foi uma visita de estudo que nunca irei esquecer!
. 
.
Texto: Guilherme Lourenço - 4.º ano
.
.

Sem comentários: