segunda-feira, 28 de maio de 2012

"FELISMINA CARTOLINA E JOÃO PAPELÃO" E O ECOPONTO AZUL

.
A escola, no âmbito da educação ambiental, deve privilegiar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o Planeta, auxiliando os alunos a analisar, de forma crítica, as ações que têm conduzido à consequente destruição dos recursos naturais, para desta forma tomarem consciência das atitudes adequadas a uma vida saudável. Entre outras, a reciclagem é, sem dúvida, uma forma de minimizar o recurso às matérias-primas, mas o sucesso de tal estratégia dependerá sempre dos comportamentos de cada um.
.
 .
Dando continuidade às atividades sobre a preservação e conservação do ambiente, e para uma abordagem mais atrativa, a coleção Reciclo MANIA também apresenta uma história sobre o Ecoponto Azul.
Duas aldeias com valores de vida bem diferentes: numa vivem os Papeleto e noutra os Cartoléquios. Os primeiros prezam a Natureza, não cortam árvores, reciclam tudo o que podem, enquanto que os segundos destroem, constroem e querem sempre mais evolução. Quando Felismina Cartolina (da aldeia dos Cartoléquios) encontra o pequeno João Papelão (da aldeia dos Papeleto)... poderão personagens de papel e cartão, de aldeias tão diferentes, viver uma história de amor e paixão? Filhos de reis inimigos, recorrem aos amigos (o Quadrículaso Linhas, o Mapa, os irmãos Fotocópia) para encontrarem uma resposta. Ah, se a história acabar bem, poderão nascer Papeléquios?...

Ilustração: Inês Gonçalves - 4.º ano

Curiosidade: o papel usado pode ser reciclado 6 a 7 vezes e cada tonelada contém uma quantidade de fibra equivalente a 15 a 20 árvores.
Reciclar é uma mania saudável e pode salvar o Planeta!
..
.
.

Sem comentários: