quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PÃO

..
O pão é um dos alimentos mais importantes da história da humanidade. E, a ter em conta o ditado "casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão", o melhor é precaver-nos e aprendermos a fazer este alimento tão básico na nossa alimentação.
Foi o que fizemos na nossa escola, onde todas as turmas se dedicaram hoje à confecção de pão.
Os ingredientes são por demais conhecidos: farinha, água, fermento e sal. A ciência está em saber tratá-los de forma correcta e nas devidas proporções, que estas coisas não gostam de grandes invenções. Assim, para um universo de quase 100 alunos, e tendo em conta que cada um teria que comer, pelo menos, uma bolinha, utilizámos 2 kg de farinha, 1 litro de água, 120 g de fermento e uma pitada de sal.
Sob a orientação da nossa colega Ivone, que nos veio dar uma ajudinha, todos os alunos participaram na amassadura, actividade que motiva sempre interesse e curiosidade. Após algum tempo a fintar, a massa fica finalmente preparada, e é hora de tender. Nesta fase os alunos são novamente solicitados a participar, dando forma às desejadas bolas. Com maior ou menor jeito, eles lá dão conta do recado. E, trabalho feito, há que levá-las para o forno (utilizámos vários pequenos fornos eléctricos) que o tempo urge.
Com o aroma do pão cozido a alastrar pela sala, passada cerca de meia hora o pão estava pronto. Foi então a vez de eles se banquetearem, comendo o pão com marmelada feita há dois dias. Acreditem, estava tão bom!
.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado á professora Ivone por nos ajudar a fazer o pão.
Estava delicioso!...

leonor Domingues 3ºano.

ivone disse...

Não é preciso agradecer.É sempre com prazer que participo nesta actividade da vossa/nossa escola. Disponham sempre que acharem necessário.
Beijinhos para todos!

Ivone