segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MONARQUIA E REPÚBLICA

.Pintura: Ema Bianca - 3º ano
.
Faz amanhã 100 anos que foi implantada a República em Portugal.
Desde a sua fundação, em 1143, Portugal viveu em Monarquia, governada por reis que se sucediam por laços de sangue. O rei era o chefe de estado que herdava o trono e exercia o poder até à morte. O primeiro rei de Portugal foi D. Afonso Henriques e o último foi D. Manuel II.
Vivendo-se uma fase difícil no nosso país (entre o fim do século XIX e o início do século XX), cerca de duzentos partidários republicanos revoltaram-se e o governo caiu. Essa revolução deu-se em Lisboa no dia 5 de Outubro de 1910.
Na República, o novo regime instaurado, o chefe de estado é o Presidente. Ele é eleito pelos cidadãos, por voto. O Presidente exerce o poder no tempo do seu mandato e tem os poderes da Constituição. O primeiro Presidente eleito foi Manuel de Arriaga. Neste momento, o Presidente da República é Anibal Cavaco Silva.
Nos tempos da Monarquia era tocado o "Hino da Carta". Com a implantação da República adoptou-se como novo hino "A Portuguesa", com música de Alfredo Keil e letra de Henrique Lopes de Mendonça.
.
Texto Colectivo - 3º ano
.
.

1 comentário:

Ema Bianca disse...

Maria Antónia disse... O texto esta muito bem excrito e bem explicado. Também gostei do desenho da Ema. Adorei pela primeira vez escrever no glogge da Aldeia de joanes!