quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A DESFOLHADA NA ESCOLA

..
No dia 13 de Outubro, de manhã, fomos para a escola sede para fazermos uma desfolhada, com todos os meninos e professores da escola.
Quando chegámos à escola fomos tirar as folhas do milho e a esse trabalho chamamos desfolhada. As maçarocas estavam num toldo. Primeiro desfolhou o 3.º e o 4.º ano, e depois o 1.º e o 2.º ano.
Enquanto fazíamos esse trabalho separavam-se as maçarocas para um balde, as barbas para outro e depois apanhava-se o folhelho e fazia-se um monte.
No meio da confusão de maçarocas e folhelho, três meninos conseguiram encontrar milho-rei e gritaram:
- Milho-rei!!!
- Milho-rei!!!
- Encontrei o milho-rei!!!
Quando o trabalho estava feito, fomos descansar e brincar. Passado um tempinho fomos debulhar, que é tirar os grãos do milho. Para quem não sabia debulhar, a avó duma menina estava a ensinar.
Depois de muito trabalho fomos lanchar e logo recuperámos energias. À medida que acabávamos de lanchar íamos buscar as tigelas que tínhamos trazido de casa e fomos comer papas de carolo, que estavam deliciosas!
Para terminar, os meninos do 2.º ano disseram provérbios muito engraçados; os do 4.º ano fizeram dramatizações: um grupo fez "O Menino Grão de Milho" e outro fez "A Galinha Ruiva"; finalmente, os meninos do 1.º e do 3.º ano fizeram uma dança.
Foi muito trabalho mas valeu a pena, porque estávamos todos juntos e divertimo-nos!
.
Texto: Margarida Alves - 4.º ano
Ilustração: Beatriz Salvado - 4.º ano

.
.

Sem comentários: