quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CICLO DA ÁGUA

As actividades do Projecto "Cantinho da Ciência" estão de regresso à nossa escola.
As sessões, desenvolvidas nas turmas do 2.º e do 3.º anos - na próxima segunda-feira será a vez das outras turmas - os nossos alunos trataram de aspectos relacionados com o ciclo da água, culminando a actividade com uma sessão experimental onde puderam comprovar o que aprenderam teoricamente.
As sessôes foram orientadas pela prof.ª Margarida, que começou por situar o enfoque na importância determinante que a água tem na vida da Terra. Falou também, apoiada em imagens, do percurso que a água efectua durante o seu ciclo, utilizando termos como evaporação, precipitação, nuvens, condensação, vento, temperatura, oceanos, rios, lagos...
Depois foi a vez da parte experimental, equacionada da seguinte forma:
Problema: O que é o ciclo da água?
Material: Modelo do ciclo da água (caixa de plástico transparente fechada), fontes de calor (lâmpada) e de frio (gelo) que estão no exterior da caixa.
Descrição do material: Principais elementos do modelo: cavidade com água (cerca de um copo) que representa os oceanos e os lagos da terra; representação de montanhas e rios; uma lâmpada para simular o sol; um saco de cubos de gelo para simular a atmosfera superior.

Colocado o material a postos, passado algum tempo o ar, aquecido pela lâmpada, transporta a humidade do “oceano”, sobe até à parte superior da câmara, e é arrefecido pelo gelo. Como consequência, a humidade do ar condensa sob a forma de pequenas gotas na zona de cobertura que está sob o gelo. Quando estas pequenas gotas caem, está a “chover”.

O ciclo da água é a constante repetição do processo de evaporação e condensação que a água percorre, fazendo-o ininterruptamente.
Mas o trabalho não fica por aqui. Segue-se, agora, o relatório da actividade, elaborado por todos os intervenientes.

.


3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do ciclo da agua

Anónimo disse...

Adorei estar a ver a chuva a cair. A chuva era o gelo que derreteu e começou a cair.
Beatriz Gomes Esteves

Anónimo disse...

Eu adorei estar a ver o ciclo da água.Foi muito divertido e a professora Margarida esplica muto bem!!!
Inês Barroso Valério